Zenimax vence processo contra a Oculus e receberá meio bilhão de dólares

2 de fevereiro de 2017

A longa batalha judicial entre o Facebook/Oculus e a Zenimax Media (dona da Bethesda) chegou ao fim. Um juri do estado do Texas, aonde o caso foi julgado, concedeu 500 milhões de dólares para a Zenimax. O motivo principal foi o fato de Palmer Luckey, fundador da Oculus VR, não ter cumprido um acordo comercial de não divulgação.

Para aqueles que não se lembram, a Zenimax acusou a empresa do visor de realidade virtual de ter “se apropriado ilegalmente” de segredos comerciais relativos a tecnologia VR. A Zenimax acusou John Carmack, co-fundador da id Software, de ter fornecido a tecnologia para a Oculus, antes mesmo de ter sido contratado pela empresa. A acusação era tão grave que a Zenimax chegou a dizer que a Oculus não teria conseguido criar o Oculus Rift sem a tecnologia “roubada”.

Após a batalha na justiça, jurados decidiram que a Oculus não fez uso de segredos comerciais ilegalmente, mas quebrou um acordo de não divulgação. Com isto, a Oculus terá que pagar U$ 200 milhões pela quebra do sigilo, U$ 50 milhões por ter infringido leis de direitos autorais e outros U$ 250 milhões sairão do bolso de Palmer Luckey e Brendan Iribe (co-fundador da Oculus) por representação enganosa. A Oculus promete recorrer na justiça contra a decisão.

Durante as deliberações, John Carmack confessou ter pego milhares de documentos e linhas de código da Zenimax antes de sair da empresa, dizendo: “Copiei arquivos que eu não deveria ter. Eu acho que roubo é uma maneira um pouco caricaturada de olhar para isto, já que eu não me beneficiei e a Zenimax não perdeu, mas eu não deveria ter feito isso e eu fiz”. Além disso, em comunicado, a Zenimax disse que ainda irá buscar na justiça uma nova determinação que impeça a venda do Oculus Rift.

Co-fundador e editor da SuperGamePlay. Fanático por games, já quebrou diversos controles jogando Decatlhon no Atari e passou incontáveis horas soprando cartuchos de Super Nintendo. Hoje passa o tempo livre em meio a centenas de jogos, dos mais variados estilos e plataformas.