SuperDica: Conheça 8 recursos indispensáveis para donos do PS Vita

Você que é dono de um PS Vita ou que pretende adquirir em um futuro próximo, a SuperGamePlay elaborou para você este artigo contendo oito dicas e informações indispensáveis para o portátil da Sony. Com isto você conhece algumas de suas funcionalidades mais importantes e pode começar a aproveitar todos os recursos deste incrível aparelho.

1) Organizando seus aplicativos e jogos

O Playstation Vita possui um mecanismo de organização de seus aplicativos e jogos muito parecido com os que existem nos celulares Android e iOS da Apple. Os aplicativos e jogos são representados por ícones e para organizar o posicionamento de cada um, basta segurar a ícone por alguns segundos e arrastar as aplicações para o local que desejar. A medida que seu Playstation Vita vai acumulando aplicativos e jogos, vão crescendo também as áreas/agrupamentos que contém estes ícones.

Estas áreas poderão ser acessadas bastando efetuar a “rolagem”, mais uma vez, muito semelhante ao presente nos smartphones. Para isto basta arrastar o seu dedo na tela do portátil como se estivesse trocando a página de um livro. Cada uma dessas telas pode ter uma imagem de fundo diferente.

2) Realizando o backup de dados do portátil

Para realizar o backup dos dados de seu portátil (savegame, fotos, músicas e outros), conecte seu PS Vita via USB em seu PC, Playstation 3 ou Playstation 4, abra o aplicativo “Gerenciador de Conteúdo” de seu Playstation Vita e siga as instruções até que o arquivo de backup de seu portátil seja gerado.

*O backup de seus dados também pode enviado para a nuvem da Sony, entretanto esta funcionalidade está presente apenas para assinantes da Playstation Plus.

3) Menu de acesso rápido para ajustes de configurações

Função extremamente útil e que por isto é bem fácil de ser acessada. Para isto, basta segurar o botão “PS” de seu portátil e será exibido um menu simples para ajustes de brilho da tela, volume do player de musica e ativar ou desativar o microfone do portátil.

4) Capturando fotos (printscreen) da tela

Para realizar a capturas de telas de seu portátil para salvar algum momento interessante ou alguma tela de score de algum jogo basta pressionar simultaneamente os botões “PS” e “START” e pronto. O printscreen ficará salvo dentro da pasta de imagens de seu portátil.

5) Otimizando a retrocompatibilidade de jogos do PSP

O Playstation Vita tem suporte a vários títulos do Playstation Portable (PSP). Enquanto estiver jogando um game de PSP, toque e segure a tela até aparecer um menu com as configurações de aprimoramento do jogo, onde será possível fazer os ajustes para melhorar diversos aspectos do game, como reduzir serrilhado do vídeo entre outros.

6) Controlando remotamente o PS3 e PS4 via Remote Play

Remote Play é um recurso da Sony para que os consoles Playstation 3 e Playstation 4 pudessem ter seus recursos acessados remotamente pelo Playstation Portable (PSP), Playstation Vita e Playstation Vita TV. Os usuários podem acessar músicas, vídeos, fotos, jogos, PlayStation Store e vários aplicativos armazenados no disco rígido, pendrives, HD externos e mídias ópticas ligadas ao PS3 e PS4. Você pode ver a lista completa de games que suportam esta funcionalidade aqui na nossa outra SuperDica sobre jogos de PS3 com suporte ao Remote Play no PSP e PS Vita.

7) Ativando o Bluethoot

O Bluetooth é um recurso que o Playstation Vita possui e que permite que você utilize um headset wireless para jogar, ouvir musicas e conversar com os amigos durante as jogatinas. Para acessar estas opção e vá até as “configurações de Bluetooth”, acione a opção Bluetooth e selecione procurar. Neste momento basta selecionar o seu headset na tela, que ele estará pronto para ser utilizado.

8) Desligando o Playstation Vita em caso de travamento

Para finalizar, esta é fácil! Quando o Playstation Vita “travar” (bem raro mas acontece) basta manter pressionado o botão power por 20 segundos e o portátil será desligado.

Co-fundador, redator da SuperGamePlay e aficionado por jogos eletrônicos desde a infância. Tem preferência por jogos do tipo Sandbox (mundo aberto), FPS (tiro em primeira pessoa) e multiplayer. Busca sua realização pessoal, caminhando seus primeiros passos no desenvolvimento de jogos.