SuperDica: Cinco ótimos jogos brasileiros que valem a pena jogar

7 de setembro de 2014

Aproveitando o dia de 7 de Setembro, Independência do Brasil, resolvemos listar aqui cinco ótimos jogos brasileiros que vale a pena jogar. Sabemos que existem vários outros ótimos jogos por aí, com o cenário no país tendo melhorado bastante nesses últimos dois anos, mas aqui estão alguns bons exemplos de jogos competentes e que estão todos disponíveis através do Steam. Confira abaixo a lista, e se por acaso conhecer outros bons jogos, não deixe de recomendar nos comentários.

Dungeonland

Dungeonland é um game gratuito para jogar, cooperativo e multiplayer. No game, os jogadores assumem classes como Guerreiro, Mago e Ladino, e devem trabalhar juntos para derrotar o “Dungeon Maestro”, que é o responsável pelas armadilhas e desafios colocados contra os outros jogadores. Uma pessoa pode assumir o papel do “Dungeon Maestro”, devendo colocar inimigos para os heróis enfrentarem, atuando como um mestre de RPG de mesa. Dungeonland foi desenvolvido pelo Critical Studios e publicado pela Paradox Interactive. Foi lançado em 2013 no Steam para PC e Mac.

Knights of Pen and Paper

Knights of Pen and Paper coloca os jogadores no controle de uma sessão de RPG de mesa (“papel e caneta”). O jogo conta com bonito visual em pixel-art, e é jogado em turnos. Assim como em um RPG de mesa tradicional, os personagens assumirão os papeis dos próprios aventureiros, e também do mestre. Classes como guerreiro e mago estão disponíveis, e cabe ao jogador escolher quais personagens irão controlar quais classes. Knights of Pen and Paper é desenvolvido pelo Behold Studios, e foi lançado para iOS e Android em 2012, chegando em Junho de 2013 ao Steam, para PC, Linux e Mac.

Mr. Bree+

Em Mr. Bree+, o jogador assume o papel de Mr. Bree, um porco que fugiu de seu estado de cativeiro após ter sido forçado a trabalhar. No entanto, durante sua fuga ele tem um trauma e esquece sua família, suas habilidades e até seu caminho de casa. Agora ele deve voltar para casa para descobrir o que aconteceu com sua mulher e filho, mas claro, deverá enfrentar perigos em um mundo cheio de desafios. Mr. Bree+ é um game de plataforma hardcore, que fará o jogador tentar e tentar várias vezes até passar. Ele foi desenvolvido pelo Taw Studio, e lançado em Novembro do ano passado no Steam.

Oniken

Outro game hardcore de plataforma da lista, Oniken tem como inspiração jogos e filmes dos anos 80, e é feito exatamente para se parecer como um jogo da época, tanto em visual quanto trilha sonora. Na trama, uma guerra mundial dizimou a humanidade, e agora uma organização maléfica, chamada de Oniken, toma proveito da situação para dominar e repreender os sobreviventes. Um pequeno grupo de rebeldes ainda luta contra a organização, e contam com o habilidoso ninja Zaku, a única esperança da resistência. Oniken é desenvolvido pela JoyMasher, e lançado este ano no Steam para PC, Linux e Mac.

Out There Somewhere

Out There Somewhere é um game de plataforma que usa elementos de quebra-cabeça e ação, inpirado em jogos da era 16 bits, e que coloca o jogador para utilizar uma arma de teletransporte afim de se mover pelas fases. O jogador assume o papel de um astronauta, chamado Yuri, que foi forçado a aterrissar em um planeta alienígena. Sem combustível para ir embora, cabe ao jogador procurar por um núcleo de poder alienígena, enquanto deve vingar seu planeta e derrotar o inimigo Grigori. Out There Somewhere foi desenvolvido pelo Studio MiniBoss, mesmos responsáveis pela arte do ótimo Towerfall. O game foi lançado em 2012, mas saiu no Steam para PC e Mac apenas em Maio deste ano.

Redator da SuperGamePlay, se apaixonou por videogames na primeira vez que jogou Atari. Preza por uma boa história, é fanático por Metal Gear e está sempre em busca de bons jogos indies. Ama consoles, mas também não larga o PC. Tudo o que queria era mais tempo para terminar todos os jogos que gostaria.