SuperDica: Conheça cinco sites essenciais para qualquer gamer

10 de setembro de 2014

Há algum tempo atrás, nos primórdios do videogame, os recursos disponíveis para auxiliar os gamers eram bem escassos. Estes normalmente surgiam na forma de revistas com dicas, detonados e de conversas entre amigos, onde eram compartilhados “macetes” e dicas de como passar de certas fases ou chefes mais difíceis, algo bem comum antigamente.

Mas hoje em dia o cenário é bem diferente, com a internet sendo o recurso mais valioso que um gamer pode ter para suprir suas necessidades. Sendo assim, resolvemos listar aqui cinco dos sites essenciais para qualquer gamer. Muitos outros estão espalhados pela internet, mas achamos esses cinco uma boa lista para se começar, confira:

Alvanista

O Alvanista é uma rede social brasileira focada em jogos, sendo praticamente um Facebook para gamers, com várias funcionalidades voltadas para os jogadores. Nele, existe a possibilidade de criar comunidades, chamadas de “personas”, participar de discussões de jogos específicos, sincronizar troféus e conquistas automaticamente, fazer check-in em jogos, escrever análises, bem como aprovar ou rejeitar análises de outros usuários. O site ainda conta com sistema de ranking, permitindo ao usuário subir de level ao cumprir determinadas condições, e ao receber “curtidas” em suas postagens. Resumindo, o Alvanista é uma ótima forma de fazer novas amizades gamers, possíveis companheiros de jogatina, e também uma ótima forma de se manter atualizado sobre tudo do mundo dos games.

GameFAQs

Caso esteja procurando por detonados de jogos, este é o lugar. O GameFAQs deve conter o maior acervo de detonados da internet. O interessante é que são os próprios jogadores que disponibilizam os detonados no site, por isso a enorme quantidade. São guias de como pegar todos os colecionáveis de um jogo, troféus/conquistas, localização de itens e equipamentos importantes, guias de como criar personagens fortes em jogos de RPG, dicas de como passar fases difíceis ou até aquele chefe que você não aguenta mais lutar contra. O GameFAQs é certamente um ótimo lugar para buscar conteúdo quando se está com problema em algum game, o único porém é que grande parte do conteúdo está em inglês.

How Long to Beat

Como um gamer, ás vezes é necessário também fazer planejamentos, nessa hora é que entra o How Long to Beat. O site fornece estatísticas de quanto tempo um jogo leva para ser zerado, seja coletando tudo o que há para coletar, para assim chegar aos 100%, ou simplesmente para terminar a história. Tais estatísticas podem ajudar você a se decidir qual o próximo game a jogar, como por exemplo começar um game menor, quando um lançamento de um jogo muito esperado estiver perto. O site também conta com tempo das chamadas “speedruns”, que basicamente é correr pelo jogo para terminá-lo o mais rápido possível, mostrando em quanto tempo foi o mais rápido e o mais lento. As expansões de cada jogo também podem ser encontradas no site. Os dados são votados pelos próprios jogadores.

PlayStation Trophies/Xbox Achievements

Este deve ser um dos sites mais importantes da lista, já que existem muitos gamers por aí que focam em obter o maior número de troféus/conquistas possíveis, e o melhor lugar para encontrar guias de como obter tudo, é certamente esse, ou na verdade, estes dois. Apesar de serem dois sites distintos, ambos são exatamente iguais, mudando apenas o acervo, um específico para os troféus das plataformas PlayStation, e outro para as conquistas das plataformas Xbox. O site fornece a lista de todos os troféus/conquistas de cada jogo, além de contar com um guia completo detalhando qual a melhor forma de pegar todos. Informações muito importantes também são fornecidas, como qual a dificuldade de completar 100% o jogo, quanto tempo pode levar em média, e até se existem troféus/conquistas com bugs. Ambos os sites contam ainda com ferramenta de fórum, com várias discussões pertinentes a obtenção das conquistas. Muitos guias são tão completos que fornecem até vídeos de como pegar itens colecionáveis. Sendo assim, estes sites são definitivamente essenciais.

TrocaJogo

Nós, como gamers brasileiros, sabemos como é difícil comprar jogos no país, muitas vezes tão caros. No entanto, eis um site que pode auxiliar nesse aspecto, facilitando a troca de jogos. O TrocaJogo é um site brasileiro que se assemelha a um Mercado Livre, mas tem foco na troca (embora também possa ser utilizado para vendas). Nele você informa quais são seus jogos, destes quais você estaria disposto a trocar, e em qual nível de disposição. Informa também seus jogos desejados, e o quanto você o deseja, se talvez seria a ponto de desfazer de um bom jogo seu. Tendo essas informações inseridas, você pode então buscar por oportunidades, filtrando inclusive por região. Muitos preferem trocar em mãos, e o site fornece a ferramenta para buscar apenas em sua cidade. Se encontrou uma pessoa para trocar, basta fazer uma proposta, ou mandar mensagem antes. A troca foi bem sucedida? Comente sua experiência, avalie a outra pessoa, e se desejar, adicione-o como amigo. Em resumo, o TrocaJogo é uma ferramenta simples, fácil de usar e muito útil na vida de um gamer.

  • Estes são apenas cinco exemplos de sites que podem ajudar bastante os gamers, claro que existem muitos outros por aí. Vale ressaltar aqui que o YouTube foi deixado de fora da matéria por ser um site bem conhecido, e já óbvio, mas é uma forma excelente e fácil de encontrar guias, dicas e detonados de jogos inteiros em vídeo. Conhece um site muito útil e que não está na lista? Não deixe de compartilhá-lo nos comentários abaixo.
  • E claro, outro site que não pode faltar nos seus favoritos é a SuperGamePlay, local ideal para acompanhar notícias, dicas, guias, opiniões, tudo sobre seus jogos favoritos.

Redator da SuperGamePlay, se apaixonou por videogames na primeira vez que jogou Atari. Preza por uma boa história, é fanático por Metal Gear e está sempre em busca de bons jogos indies. Ama consoles, mas também não larga o PC. Tudo o que queria era mais tempo para terminar todos os jogos que gostaria.