Rise of the Tomb Raider é ótima evolução da série e de Lara Croft

26 de junho de 2015

A Crystal Dynamics parece estar tomando os passos certos para a evolução da série Tomb Raider após o reboot da franquia lançado em 2013. Rise of the Tomb Raider, novo jogo da série que sai este ano para Xbox 360 e Xbox One, ganhou novo trailer e gameplay na E3 2015, além de uma demonstração jogada em tempo real a portas fechadas no estande da Microsoft. Devo dizer que fiquei impressionado com o que vi, já que não só de uma nova história o novo jogo irá contar, mas com melhorias como criação de munição com base em itens coletados, novas habilidades para Lara e mais.

Na nova história, a musa Lara Croft está mais habilidosa após sua aventura anterior, e agora se aventura pela Sibéria em busca do segredo para a imortalidade. Como não poderia ser assim tão fácil, uma organização inimiga chamada de Trinity também busca a mesma coisa, o que irá complicar um pouco a vida da heroína. Como mencionei acima, uma das novidades é a possibilidade de criar itens como munição e upgrades para armas utilizando itens encontrados no mundo, como pele de cervo. Tal funcionalidade deve assim corrigir a falha do primeiro jogo, onde não havia nenhum incentivo para a caça.

Dentre as novas habilidades de Lara Croft, está a de subir em árvores e nadar, ambos que não eram possíveis no anterior. A inclusão dessas habilidades permite ainda mais variedade ao combate, podendo até pular de cima da árvore atingindo inimigos. Mas não só de combate pode-se passar por inimigos, o jogador agora terá mais formas de lidar com seus adversários utilizando o ambiente. Uma flecha pode muito bem servir de distração, mas também há diversos outros elementos no cenário com os quais a personagem pode interagir para eliminar inimigos.

Ao invés de possuir apenas uma arma de cada tipo, o jogador agora poderá escolher a arma que preferir, já que haverá uma variedade de armas em cada categoria, como por exemplo vários tipos de arco ou várias pistolas. Além de poder pegar materiais para criação de upgrades, Lara poderá também coletar ervas para cura, e para criação de novos tipos de munição dependendo da planta que pega. Um exemplo mostrado foi o cogumelo, que possibilitou criar flechas de veneno, muito bem utilizadas em uma intensa e difícil batalha contra um urso. Outra demo foi mostrada de uma parte anterior à Sibéria, onde Lara Croft encontrou a pista definitiva que a levou para o cenário gelado.

Esse ambiente era bem diferente, e remete mais aos jogos clássicos da série, com a exploração de tumbas e o retorno de armadilhas mortais. Outra novidade em Rise of the Tomb Raider é um sistema de linguagem, onde Lara vai aprendendo mais a cada documento e artefato encontrado. Ela poderá encontrar uma runa que não poderá ler, porém após alguma experiência com documentos encontrados, ela poderá voltar e ler novamente com um novo entendimento. As duas demos mostradas apresentaram várias novidades que devem manter o jogo atualizado e interessante, e podem representar uma ótima evolução para a série. Rise of the Tomb Raider será lançado no final do ano para Xbox 360 e Xbox One.

Redator da SuperGamePlay, se apaixonou por videogames na primeira vez que jogou Atari. Preza por uma boa história, é fanático por Metal Gear e está sempre em busca de bons jogos indies. Ama consoles, mas também não larga o PC. Tudo o que queria era mais tempo para terminar todos os jogos que gostaria.