Pose “sexy” de personagem de Overwatch gera controvérsia

29 de março de 2016

A foto que ilustra esta matéria mostra a nova pose da personagem Tracer do game Overwatch da Blizzard. A simples animação tem gerado uma controvérsia enorme esta semana na internet. Tudo começou quando um jogador de nome “Fipps”, que participa do beta, publicou um longo texto no fórum oficial do game criticando a nova pose da personagem. Fipps disse: “Do ponto de vista de marketing, Tracer é a estrela do show. Ela é uma heroína fantástica. Quando olhamos a forma que ela é apresentada nos materiais de divulgação e no jogo, nós já sacamos algumas coisas sobre ela: Tracer é rápida. Ela é pateta. Ela é bondosa. Ela é boa amiga. Seu corpo parece ser composto 95% de coragem”.

Flipps completa: “O que esta pose tem a ver com a personagem que vocês estão construindo? Não é divertida, não é pateta, não tem nada a ver com ela ser uma matadora profissional. Somente a reduz a mais uma sex symbol qualquer”. Mesmo com as críticas, o usuário ainda elogia a Blizzard dizendo que Overwatch tem um conjunto de personagens femininas fortes, diferentes e interessantes, mas que esta pose em particular não reflete a personalidade de Tracer. “Ela não é uma personagem definida pela exibição de sua sexualidade”, completou, se referindo a Widowmaker, que tem pose semelhante.

sgp_overwatch_widowmaker_screen5

Como já é de costume, a postagem gerou centenas de respostas apoiando o jogador e outras criticando. Porém foi a resposta da própria Blizzard que gerou mais controvérsia. Jeff Kaplan, diretor de arte do game disse que concordava com o posicionamento do jogador e iria remover a nova pose de Tracer. “Queremos que todos se sintam fortes e heroicos nesta nossa comunidade. A última coisa que queremos é alguém se sentindo desconfortável, sem apreciação ou deturpado. Nos desculpe, continuaremos a tentar ser melhores”, disse o desenvolvedor (confira o texto completo).

A postagem de Jeff, mesmo alinhada ao posicionamento recente da Blizzard sobre como personagens femininas são retratadas em seus jogos, iniciou uma série de discussões. Usuários passaram a criticar a atitude, dizendo que isto pode representar perigo a liberdade criativa dos desenvolvedores, enquanto outros se preocupam sobre questões de censura. Uma petição no Reddit pede a volta da pose e centenas de tópicos foram criados em defesa ou contra a atitude da Blizzard.

Discussões sobre a forma como personagens femininas são representadas em jogos tem estado em alta nos últimos meses. Recentemente a Capcom alterou ângulos de câmera em certas animações de Street Fighter V, inclusive removendo o “tapa no bumbum” de Mika após seu V-Trigger. A diferença é que a Capcom realizou as mudanças sem o feedback dos jogadores, enquanto a Blizzard mostrou que está constantemente ouvindo o feedback dos fãs durante o beta de Overwatch. O FPS cooperativo com dezenas de heróis, chega em 24 de Maio ao PC, PlayStation 4 e Xbox One.

Co-fundador e editor da SuperGamePlay. Fanático por games, já quebrou diversos controles jogando Decatlhon no Atari e passou incontáveis horas soprando cartuchos de Super Nintendo. Hoje passa o tempo livre em meio a centenas de jogos, dos mais variados estilos e plataformas.