Os melhores jogos da série Fallout; confira nosso ranking

Faltam pouco mais de vinte dias para o lançamento de Fallout 4 e para matar um pouco a ansiedade resolvemos listar para vocês o nosso ranking dos melhores jogos desta fantástica franquia que tem suas origens em 1997 no PC. A série passou pelas mãos de várias desenvolvedoras, começando com a Interplay para só mais recentemente ter sido entregue a Bethesda. São quatro jogos principais (cinco com Fallout 4) e três spin-offs (incluindo Fallout Shelter para iOS e Android). Por mais que todos tenham uma temática pós-apocalíptica como plano de fundo, o estilo mudou bastante ao longo dos anos, por isto a tarefa de ranqueá-los é complicada, mas faremos este esforço. Vamos lá?

6) Fallout: Brotherhood of Steel

aquecimento_fallout_4_melhores_6

Para nós, Fallout: Brotherhood of Steel é o único ponto negativo da série. O game da Interplay lançado para o PlayStation 2 e Xbox em 2004 é um spin-off da franquia e funciona mais como uma cópia barata e sem sustância de Diablo 2 e outros RPGs de ação da época. Apesar de possuir elementos de Fallout, como os atributos S.P.E.C.I.A.L. e de contar uma história baseada no excelente universo da série, o game não tem profundidade e é uma experiência facilmente esquecível. A importância do jogo vem somente do fato deste ter sido o primeiro lançado para consoles e que consequentemente abriu a porta para que os melhores jogos da série pudessem alcançar a comunidade Xbox e PlayStation.

5) Fallout Tactics: Brotherhood of Steel

aquecimento_fallout_4_melhores_5

Apesar de também ser um spin-off, Fallout Tactics mora em nosso coração. O jogo da desenvolvedora Micro Forté, lançado em 2001 para o PC é um RPG de ação tática em tempo real e um dos melhores deste estilo que infelizmente saiu de moda nos últimos anos. De forma diferente dos outros jogos da série, em Fallout Tactics você controla vários personagens ao mesmo tempo em combates real-time ou em turnos. Apesar de também se passar no universo da série, a história funciona sem ligação com outros. A campanha é linear e não possui os inúmeros caminhos e alternativas pelos quais a série principal ficou conhecida, mas Tactics tem charme próprio e é extremamente divertido de jogar.

4) Fallout

aquecimento_fallout_4_melhores_4

O primeiro jogo da série lançado em 1997 no PC é um excelente RPG de mundo aberto e através dele toda a franquia foi estabelecida. Fallout nos mostrou pela primeira vez a fantástica ambientação pós-apocalíptica da série, nos introduziu aos sistemas de criação de personagens, atributos e muito mais. Porém, o maior legado do primeiro Fallout é a liberdade que este deu ao jogador de explorar seu fantástico e desolador universo por conta própria, descobrindo mistérios e segredos no seu ritmo e tomando decisões que impactam toda a história. Só de imaginar que era possível evoluir sua inteligência a ponto de convencer o vilão do jogo a se auto-destruir, revela as infinitas possibilidades introduzidas pelo primeiro Fallout.

3) Fallout: New Vegas

aquecimento_fallout_4_melhores_3

Apesar de ser considerado por muitos como o melhor da série, para nós, o mais recente jogo da franquia é espetacular, mas não o melhor. Lançado em 2010 para PC, PlayStation 3 e Xbox 360, e desenvolvido pela Obsidian Entertainment, Fallout: New Vegas possui os mesmos elementos que fizerem de Fallout 3 um dos melhores jogos de todos os tempos. Ousamos dizer que New Vegas até melhora algumas mecânicas de RPG de Fallout 3, além de contar com companheiros memoráveis e uma nova ambientação igualmente fantástica. Porém, justamente por ser “apenas” uma versão “aprimorada” de seu antecessor (note as aspas), New Vegas não causou o mesmo impacto de Fallout 3. Isto não quer dizer que o jogo não seja um fantástico RPG de mundo aberto, pois afinal ele também é, inclusive recomendamos que New Vegas seja jogado por todos.

2) Fallout 2

aquecimento_fallout_4_melhores_2

A sequência do clássico Fallout foi lançada em 1998 para o PC e desenvolvida pela Black Isle Studios. Fallout 2 consegue melhorar consideravelmente todos os elementos do seu antecessor, contando uma história ainda mais flexível e dinâmica, com questões morais complexas e inúmeras possibilidades que complementam com excelência a experiência que é se jogar um RPG de verdade. O sistema de combate por turno do game é ainda mais complexo exigindo raciocínio e tática, algo tão raro nos jogos atuais. Fallout 2 ainda tem incontáveis referências culturais, que dão um toque de humor negro ao universo opressivo. Este pacote completo faz o game ser – facilmente – um dos melhores RPGs de mundo aberto de todos os tempos.

1) Fallout 3

aquecimento_fallout_4_melhores_1

A primeira tentativa da Bethesda em fazer um jogo da série Fallout deixou muitos fãs apreensivos, principalmente pela mudança para o estilo de tiro em primeira pessoa. Porém, o jogo lançado em 2008 para PC, PlayStation 3 e Xbox 360 continuará marcado na história como um dos melhores jogos de todos os tempos. Tudo em Fallout 3 é memorável, desde as primeiras horas como criança no Vault 101, os inúmeros personagens secundários inesquecíveis, os variados tipos de inimigos, até as incontáveis horas explorando a desoladora região pós-apocalíptica de Washington nos EUA. A Bethesda uniu toda a liberdade de exploração e narrativa de Fallout e Fallout 2, em um jogo moderno, extremamente detalhista e que inclusive lembra de suas raízes com o sistema de ataque V.A.T.S. que permite pausar o combate e atacar diferentes partes dos inimigos. Fallout 3 é simplesmente brilhante e justamente o jogo no qual esperamos que Fallout 4 se inspire, quando o mesmo for lançado no próximo dia 10 de Novembro para PC, PlayStation 4 e Xbox One.

A SuperGamePlay é uma revista digital especializada em entretenimento eletrônico. Nossa equipe é fanática por games e trazemos conteúdo diário e em primeira mão, através de notícias, reportagens e opinião, não só dos jogos, mas também de seus talentosos criadores.