Novo PlayStation 4 se chama PS4 Pro e tem suporte a 4K e HDR

7 de setembro de 2016

Como previsto a Sony revelou hoje o novo PlayStation 4 durante a PlayStation Meeting em Nova Iorque. O console se chamará PS4 Pro e terá suporte a resoluções 4K e recurso HDR para games. De acordo com Andrew House, presidente Sony, o console servirá para complementar o PlayStation 4 atual e é voltado para o gamer hardcore que tem acesso a uma TV 4K com HDR. O uso do nome PS4 serve apenas para mostrar que o console ainda é parte desta geração.

Durante toda a apresentação, a Sony reforçou por diversas vezes o fato do console ser melhor aproveitado para o público que já tenha acesso a TV’s de altíssima resolução e a intenção é elevar a experiência PlayStation 4 para outro nível. Porém, o PS4 Pro também terá inúmeros atrativos para quem tem HDTVs, já que o mesmo irá contar com uma GPU com o dobro da potência da atual, além de uma CPU com maior poder de processamento e poderá rodar toda a sua biblioteca atual.

O novo console também virá com HD de 1 TB, um novo aplicativo do Netflix e do YouTube para poder rodar filmes e vídeos em 4K e HDR, além de utilizar o mesmo framework do Playstation 4, o que permite que desenvolvedoras de qualquer tamanho possam facilmente criar games que usem a potência do novo console. Mesmo jogos já lançados como Uncharted 4, Shadow of Mordor, Deux Ex: Mankind Divided e Rise of the Tomb Raider poderão rodar em 4K com HDR no PS4 Pro, bastando uma simples atualização por parte da desenvolvedora. Jogos futuros como Watch Dogs 2, Call of Duty: Infinite Warfare, Days Gone e vários outros também terão suporte a 4K com HDR logo após serem lançados.

De acordo com a Sony, uma série de games atuais já receberam um patch para poderem aproveitar os recursos do PS4 Pro e muitas produtoras já trabalham nesta atualização. Vale lembrar que isto não afeta em nenhuma forma o jogador que possua um PS4 tradicional. O mesmo jogo rodará em ambos os consoles, a diferença é que no PS4 Pro o game poderá aproveitar melhor os recursos de processamento mais abundantes e rodar em 4K com HDR, utilizando outras melhorias gráficas.

Por fim, a Sony revelou a data de lançamento e o preço do PS4 Pro. O console chega no dia 10 de Novembro deste ano por U$ 399 nos Estados Unidos. Uma data de lançamento e preço para o Brasil ainda não foi revelado. Continue ligado aqui na SuperGamePlay para mais notícias da PlayStation Meeting e tudo sobre o mundo dos games.

Co-fundador e editor da SuperGamePlay. Fanático por games, já quebrou diversos controles jogando Decatlhon no Atari e passou incontáveis horas soprando cartuchos de Super Nintendo. Hoje passa o tempo livre em meio a centenas de jogos, dos mais variados estilos e plataformas.