Monte uma equipe de heróis japoneses no divertido Chroma Squad

15 de outubro de 2014

O curioso Chroma Squad era um dos jogos brasileiros disponíveis no estande da Sony na Brasil Game Show 2014. O jogo oferece uma proposta bem diferente e criativa, onde o jogador é o dono de um estúdio de TV japonês, que deve fazer seriados com atores no melhor estilo Power Rangers. No entanto, não basta apenas gerenciar o estúdio comprando materiais, contratando atores e outros detalhes, o jogador também controla os atores durante a filmagem dos episódios, quando o jogo se torna um RPG tático, inspirado por clássicos como Final Fantasy Tactics.

Durante a gravação do episódio, o jogador toma o controle dos cinco personagens que fazem parte do time defensor da Terra, e para ter sucesso não basta apenas derrotar todos os inimigos, um índice de audiência é exibido acima da tela, e cada ação do jogador pode colaborar para que esse índice aumente. Quanto maior o índice, mais sucesso sua série fará, portanto é o principal objetivo do jogo. Sendo assim, o jogador passa a preocupar não apenas em derrotar os inimigos de cada episódio, mas também fazer bonito ao derrotá-los. Para ajudar a aumentar a audiência, o diretor da série ainda dá algumas sugestões de movimentos, como um ataque especial ou coisas do tipo.

Na demonstração vi grande vantagem em manter os heróis juntos, já que assim os ataques inimigos eram variados entre todos os personagens. Quando um herói fica sozinho, os inimigos tendem a concentrar os ataques apenas nele. Uma das coisas mais legais certamente são os ataques conjuntos, que são possíveis ao manter os heróis juntos e ativar o botão de “teamwork”. Além de tirar mais dano dos inimigos, a audiência ganha é maior ao realizar esse tipo de ataque em conjunto. Quando chega em certo ponto do índice de audiência, os heróis ganham a habilidade de “chromatizar”, que nada mais é do que vestirem suas roupas de batalha, o que aumenta mais o dano causado.

Pela demonstração, o jogo se mostrou muito criativo e engraçado, contando com várias tiradas cômicas dos personagens, e gameplay divertido. Apesar da demonstração contar apenas com a parte de gravação do primeiro episódio da série japonesa, um dos membros da desenvolvedora Behold Studios explicou que será possível gerenciar até equipamentos e materiais que serão usados nas filmagens, como caixas de papelão ou até cartolinas para fazer armas. O estúdio é brasileiro e já famoso pelo divertido jogo Knights of Pen and Paper. Chroma Squad foi financiado pelo Kickstarter, e tem previsão de lançamento para ainda este ano, com versões para PC, Mac e Linux, além de outras plataformas posteriormente, como o PlayStation 4, que era o console no qual o jogo estava disponível para teste.

Redator da SuperGamePlay, se apaixonou por videogames na primeira vez que jogou Atari. Preza por uma boa história, é fanático por Metal Gear e está sempre em busca de bons jogos indies. Ama consoles, mas também não larga o PC. Tudo o que queria era mais tempo para terminar todos os jogos que gostaria.