Jogos do ano SuperGamePlay: Os cinco melhores para PlayStation 4

31 de dezembro de 2014

O PlayStation 4 teve em 2014 seu primeiro ano completo, tendo recebido diversos lançamentos de jogos exclusivos e multiplataforma. As vendas do console tem deixado a Sony feliz, com números que até Novembro, superavam as vendas de seu principal concorrente, o Xbox One. Muitos grandes lançamentos anteriormente previstos para este ano acabaram sendo adiados para 2015, mas isso não quer dizer que o ano foi desprovido de bons jogos, pelo contrário. Principalmente na segunda metade do ano, o console recebeu vários excelentes jogos, e alguns deles fazem parte de nossa lista. Tão importante quanto os cinco do ranking, são os jogos de nossas menções honrosas, portanto não deixe de conferir ao final.

5) Transistor (Supergiant Games)

Transistor

Dizer que Transistor é lindo ainda é falar pouco do jogo. O game da Supergiant Games traz uma experiência fantástica com mistura de ação e RPG. Tudo é muito bonito, desde o mundo do jogo até sua história original e sua memorável trilha sonora, componente já característico da desenvolvedora, que nos agraciou com outra ótima trilha sonora no ótimo Bastion. A narrativa é feita de forma fascinante, e o profundo sistema de batalha, que mistura combate em tempo real com turnos, torna as lutas gratificantes. Por ser de uma desenvolvedora independente, talvez o game não tenha ganho tanto foco entre os jogadores, mas Transistor é com certeza um dos destaques do ano, e que deve sim ser notado.

4) Infamous: Second Son (Sucker Punch)

InfamousSecondSon

Estreando no PlayStation 4 de forma linda, Infamous: Second Son traz a jogabilidade tradicional da série aliada a um visual poderoso e detalhado, que persiste como um dos jogos mais belos do console até o momento. A beleza gráfica pode ser vista principalmente no modo foto, com imagens que param a ação e realmente impressionam. Além do belo visual, Second Son traz o mesmo estilo da série, com escolhas que afetam o alinhamento do personagem, para o bem ou mal. As consequências de suas decisões afetam a história e a forma como as outras pessoas reagem a você. O mundo aberto do game é detalhado, com pessoas vivendo suas vidas normalmente, e os poderes do personagem são um show a parte. Infamous: Second Son é um jogo competente, e uma ótima amostra do que o PlayStation 4 é capaz. Veja nossa análise para mais detalhes do game.

3) Middle-earth: Shadow of Mordor (Monolith Productions)

Middle-Earth-Shadow-of-Mordor

Altamente inspirado nos jogos da série Batman: Arkham e na série Assassin’s Creed, Middle-earth: Shadow of Mordor faz ótimo uso de mecânicas consagradas por esses jogos, e cria algo que torna o jogo único: o sistema de Nemesis. Arriscamos a dizer que o sistema de combate é perfeito. Com o uso de contra-ataques e execuções devastadoras, matar orcs em Shadow of Mordor é satisfação garantida, e você fará isso com prazer durante todo o jogo, sem se cansar. A história original oferece bons momentos na Terra Média, e agrada qualquer fã das obras do mestre J. R. R. Tolkien. O sistema de Nemesis no entanto, é o grande atrativo, oferecendo inimigos com base nas ações do jogador. Se você queimou o rosto de um orc por exemplo, ele pode voltar para ter sua vingança, se lembrará de você, e ainda estará com o rosto marcado por suas feridas. Este sistema torna seu jogo único, e como falamos em nossa análise, é a melhor adaptação do universo dos livros para os games.

2) Far Cry 4 (Ubisoft)

Far-Cry-4

Diversão e insanidade resumem a experiência de Far Cry 4. Tomando como base seu antecessor, a Ubisoft eleva toda a experiência a um novo patamar com a inclusão de um modo cooperativo e novas mecânicas que encaixam perfeitamente na fórmula da série. Com um cenário novo e belo nos Himalaias, o jogo roda lindo no PlayStation 4. O mundo é vivo e cheio de atividades, animais atacam frequentemente, rebeldes combatem a opressão do exército real, e atrás disso tudo está Pagan Min, o excêntrico e engraçado vilão do jogo. A história toma importância de forma que mistura com o passado do protagonista e a história da própria região de Kyrat. Para aqueles em busca de diversão, basta poucos minutos de Far Cry 4, que é definitivamente um dos melhores do ano em qualquer plataforma. Veja mais do game em nossa análise.

1) Dragon Age: Inquisition (BioWare)

DragonAgeInquisition-cut

O fantástico terceiro game da série da BioWare é nosso escolhido jogo do ano para o PlayStation 4. O imenso Dragon Age: Inquisition apresenta um universo extremamente rico que dá continuidade aos eventos dos dois primeiros games. Prepare-se para passar horas a fio jogando sem nem perceber. Inquisition conta com uma enorme quantidade de missões em cada área de seu vasto e vivo mundo. Apesar de não ser inteiramente de mundo aberto, o jogo conta com diversas áreas abertas à exploração, algumas delas muito grandes e outras menores e mais simples.

Você assume o papel do líder da Inquisição, uma organização formada para combater os demônios que começam a sair de uma brecha no céu. Entre diversos conflitos com templários, magos e outras facções, a Inquisição deve lidar com problemas do império na tentativa de ganhar apoio e reunir mais pessoas para sua causa. A aventura é épica, e o jogador é acompanhado de outros personagens que também podem ser controlados em batalha. O combate pode ser jogado com foco na ação ou na estratégia, com uma câmera tática que permite ao jogador controlar cada ação dos personagens. Dragon Age: Inquisition apresenta um escopo absurdo, e fecha 2014 com chave de ouro como o melhor game da série e do ano.

Menções honrosas:

  • P.T. (Kojima Productions)
  • Child of Light (Ubisoft)
  • The Wolf Among Us (Telltale Games)

Aproveite e confira também todas as nossas outras listas de melhores do ano:

» Os cinco melhores de 2014 para iOS & Android
» Os cinco melhores de 2014 para PS Vita & Nintendo 3DS
» Os cinco melhores de 2014 para o Nintendo Wii U
» Os cinco melhores de 2014 para o PC
» Os cinco melhores de 2014 para o PlayStation 4
» Os cinco melhores de 2014 para o Xbox One

A SuperGamePlay é uma revista digital especializada em entretenimento eletrônico. Nossa equipe é fanática por games e trazemos conteúdo diário e em primeira mão, através de notícias, reportagens e opinião, não só dos jogos, mas também de seus talentosos criadores.