Jogos do ano SuperGamePlay: Os 5 melhores para iOS e Android

20 de dezembro de 2013

O ano de 2013 ficará na história do mundo dos games e o motivo não é apenas o lançamento da nova geração de consoles. Em poucas vezes se viu um ano repleto de jogos que irão figurar facilmente entre os melhores de todos os tempos. Os consoles da Sony, Microsoft e Nintendo agradecem, já que muitas destas obra de arte ajudaram a alavancar as vendas dos aparelhos.

Mas o mundo dos games atualmente não é feito somente das três grandes empresas. A indústria é muito maior que isto e se existe uma área que está se desenvolvendo em um ritmo muito mais rápido que as outras, está é a de jogos para smartphones e tablets. Os aparelhos estão cada vez mais potentes, permitindo gráficos cada vez mais impressionantes. Porém, acima de tudo, o mercado está se abrindo para a criatividade e inovação dos desenvolvedores, sejam grandes estúdios ou independentes.

Nada mais certo que começarmos a nossa lista dos melhores do ano, elegendo os games para iOS e Android que mais nos impressionaram e nos divertiram em 2013. Não foi fácil escolher apenas cinco, por isso ao final da lista colocamos algumas menções honrosas. Vamos lá?

5) XCOM: Enemy Unknown (iOS – 2K Games – U$ 9,99)

xcom_0740

XCOM: Enemy Unknown entra fácil para a nossa lista por dois motivos principais. Primeiro porque o game já era fantástico nos consoles e no PC e foi um dos melhores do ano passado. Segundo, porque (de forma assustadora), a versão para o iOS é praticamente idêntica à original, salvo a pequenos detalhes gráficos e a falta do modo multiplayer. A forma como os controles foram implementados faz parecer que o jogo foi feito para a tela de toque. Apesar do preço um pouco elevado para o padrão da App Store, o game oferece muito mais conteúdo do que a maioria dos outros jogos (inclusive os desta lista), nossa única reclamação é não uma termos uma bateria infinita para jogá-lo sem parar.

4) Rayman Fiesta Run (iOS, Android – Ubisoft – U$ 2,99)

Rayman-Fiesta-Run

Ao contrário de seu antecessor (Jungle Run), Rayman Fiesta Run não se contenta em ser apenas um spin-off da série. O jogo une a beleza gráfica e a diversão de Rayman Legends com uma quantidade incrível de mapas e desafios que irá te deixar entretido por dias. São mais de 75 fases, inúmeras corridas contra o tempo e diversos itens e personagens para desbloquear. Com um preço extremamente barato se comparado ao que o jogo oferece, Rayman Fiesta Run (assim como Rayman Legends nos consoles) é obrigatório em qualquer coleção e diversão garantida para todas as idades.

3) Plants vs. Zombies 2 (iOS, Android – PopCap – Grátis)

Plants-Vs-Zombies-2-2

Jogadores esperaram mais de 4 anos pela sequência do clássico Plants vs. Zombies e a PopCap, criadora do jogo, não decepcionou. O game de estratégia não reinventa a roda, mas solidifica a fórmula viciante e vencedora do seu original. Não existe uma estratégia vencedora, seu plano de jogo deve estar sempre evoluindo junto as inúmeras surpresas oferecidas pelo game a cada fase. Plants vs. Zombies 2 ganha o terceiro lugar aqui, porque além de tudo isso, é totalmente grátis e apesar de possuir um sistema de micro-transações, os jogadores não precisam gastar um centavo para aproveitá-lo em sua totalidade.

2) Ridiculous Fishing (iOS, Android – Vlambeer – U$ 2,99)

sgp_goty13_mobile (1)

Falar de Ridiculous Fishing é fácil porque não existe um único aspecto do jogo que não agrade. O pessoal da indie Vlambeer fez um fantástico trabalho na bela e divertida arte gráfica cubista e na trilha sonora cativante do game. Assim como o nome, o game é ridiculamente viciante. Os controles simples (que usam a tela de toque e o sensor de movimento), aliados a um sistema de upgrade de equipamentos e itens secretos, contribuem ainda mais para aprofundar a experiência de jogo. Mas Ridiculous Fishing ganha o segundo lugar por aqui, pois além de tudo, é capaz de colocar um sorriso permanente no rosto de qualquer um que jogá-lo pela primeira vez, nós garantimos.

1) Device 6 (iOS – Simogo – U$ 3,99)

device6_ios

Debatemos bastante sobre este primeiro lugar. Não queríamos dá-lo a um jogo exclusivo de uma das plataformas e principalmente a um que dependa tanto da leitura em inglês. Mas Device 6 é tão envolvente, inteligente e diferente, que foi impossível resistir. Diferente no melhor sentido possível da palavra: não existe nada igual no mercado. Você vai passar horas investigando documentos, fotos, vídeos e desvendando quebra-cabeças em meio a uma excelente narrativa. É difícil imaginar uma história mais envolvente que Device 6, que ainda conta com um final ainda mais impressionante. Nossa escolha pode ser controversa mas Device 6 da Simogo é uma verdadeira obra de arte.

Menções Honrosas:

  • Infinity Blade III (iOS – Epic Games – U$ 5,99)
  • Badland (iOS, Android – Frogmind – Grátis)
  • Year Walk (iOS, Android – Simogo – U$ 9,49)
  • Oceanhorn (iOS – Cornfox & Bros – U$ 8,99)

Co-fundador e editor da SuperGamePlay. Fanático por games, já quebrou diversos controles jogando Decatlhon no Atari e passou incontáveis horas soprando cartuchos de Super Nintendo. Hoje passa o tempo livre em meio a centenas de jogos, dos mais variados estilos e plataformas.