Jogos do ano SuperGamePlay: Os cinco melhores para Xbox One

31 de dezembro de 2014

Assim como o PS4, o primeiro ano do Xbox One não foi recheado de excelentes lançamentos, mas o console da Microsoft tem seus méritos. Apesar de começar bem atrás nas vendas em relação ao seu concorrente, o Xbox One vem se recuperando gradativamente, graças as ótimas promoções de fim de ano e também a bons exclusivos lançados para o console, dois dos principais destaques neste quesito entram para a nossa lista logo abaixo. A Microsoft, assim como a Sony, prometem um 2015 muito melhor e é o que se espera de um segundo ano. Por isto nosso ranking e as menções honrosas contém em sua maioria jogos multiplataforma, mas isto não tira de forma alguma o mérito de todos este excelentes games.

5) Middle-Earth: Shadow of Mordor (Monolith Productions)

Middle-Earth-Shadow-of-Mordor

O game de ação baseado no universo de J. R. R. Tolkien busca clara inspiração em outros jogos fantásticos como as séries Batman Arkham e Assassin’s Creed. Apesar de usar elementos já consagrados destes games, o jogo da Monolith Productions tem muitas qualidades próprias. O sistema de combate é um dos mais prazerosos e competentes do ano (perdendo talvez só para Bayonetta 2 do Wii U). Cada golpe, esquiva, combo e finalização são um deleite para os olhos e para as mãos. Cortar cabeças de orcs nunca foi tão divertido. Shadow of Mordor ainda alia isto a uma boa história e um inovador sistema Nemesis (que manipula inimigos e rankings baseado nas ações do jogador) dando muito mais dinâmica e variedade ao jogo. Sendo fã ou não da obra de Tolkien, Shadow of Mordor merece muito estar na sua coleção e é definitivamente um dos melhores do ano. Nossa análise completa você confere por aqui.

4) Far Cry 4 (Ubisoft)

Far-Cry-4

Far Cry 4 pega todos os elementos de sucesso do fantástico game anterior e eleva a outro patamar. É fácil perder horas e horas em Kyrat. A Ubisoft conseguiu criar um mundo gigantesco, com centenas de atividades variadas e principalmente vivo. Para perceber isto basta passar alguns minutos com o game: gráficos extremamente belos, vida selvagem ativa (até demais), personagens carismáticos, um vilão memorável e toda a insanidade que só um jogo da franquia pode proporcionar. Toda a beleza e complexidade do jogo rodam de forma fantástica no Xbox One e o “novo” modo cooperativo, que permite explorar todo o vasto mundo com um amigo, traz ainda mais charme e diversão para o game. Far Cry 4 mereceu estar na nossa lista do PlayStation 4 e também merece muito estar nesta lista, já que é um dos melhores do ano em qualquer plataforma. Aproveite também para conferir a nossa análise do game completa por aqui.

3) Forza Horizon 2 (Turn 10 Studios)

goty14_forza_horizon2_capa1

O segundo game da série Forza Horizon não só é o melhor jogo de corridas do ano (junto com Mario Kart 8), como também é um dos melhores jogos no geral para o Xbox One. A Turn 10 Studios e a Microsoft conseguiram pegar toda a fórmula vencedora do primeiro game e adicionar muito mais conteúdo e diversão. O jogo está definitivamente em um patamar diferente quando se trata de estilo arcade e mundo aberto para games de corrida. São inúmeras localizações extremamente bem produzidas, centenas de carros e jogabilidade cheia de detalhes mas ao mesmo tempo acessível a qualquer jogador. Forza Horizon 2 consegue ser divertido em todos os seus modos de jogo, seja dirigindo uma caminhonete em estradas de terra ou um super carro no asfalto liso. O game pode não ter sido tão aguardado quanto os decepcionantes DriveClub da Sony e The Crew da Ubisoft, mas supera facilmente todos eles.

2) Sunset Overdrive (Insomniac Games)

goty14_Sunset_Overdrive_capa1

O colorido e insano game da ação da Insomniac Games é a definição da palavra diversão e um dos principais motivos para se ter um Xbox One hoje. O charme de Sunset Overdrive não está somente no gigantesco mundo aberto, história hilária e centenas (ou milhares) de inimigos espalhados pelos belos cenários. Aliado a isto ainda temos uma quantidade exorbitante de armas insanas, inúmeras possibilidades de movimentação pelos ambientes (escalar paredes, escorregar por fios elétricos, se dependurar em prédios e muitos mais) e claro diversão constante. É impossível ficar parado um minuto sequer em Sunset Overdrive. O game ainda é repleto de referências e críticas a cultura pop, personagens carismáticos e engraçados e uma qualidade técnica impressionante. Aproveite para conferir também as nossas impressões sobre o jogo direto da BGS 2014.

1) Dragon Age: Inquisition (BioWare)

DragonAgeInquisition-cut

Se você está acompanhando as nossas listas de melhores do ano, deve ter notado que Dragon Age: Inquisition apareceu em quase todas elas e os motivos não são poucos. O mais novo game da série da BioWare é gigantesco e as mais de 100 horas necessárias para se experimentar todo este universo irão passar sem você nem mesmo perceber. A quantidade exorbitante de missões trazem ainda mais complexidade e peso para a narrativa cheia de diferentes escolhas. As inúmeras áreas são vivas, repleta de surpresas, atividades e nada está no game por acaso. Como mencionamos anteriormente a aventura é épica e o jogador irá encontrar inúmeros personagens interessantes e carismáticos. O sistema de combate merece destaque especial, com a possibilidade de alternar instantaneamente entre ação e estratégia. Inquisition tem um escopo absurdo, extremamente bem executado pela BioWare e é o melhor game da série, do Xbox One e do ano.

Menções honrosas:

  • Titanfall (Respawn Entertainment)
  • Child of Light (Ubisoft)
  • The Wolf Among Us (Telltale Games)
  • Super Time Force (Capybara Games)

Aproveite e confira também todas as nossas outras listas de melhores do ano:

» Os cinco melhores de 2014 para iOS & Android
» Os cinco melhores de 2014 para PS Vita & Nintendo 3DS
» Os cinco melhores de 2014 para o Nintendo Wii U
» Os cinco melhores de 2014 para o PC
» Os cinco melhores de 2014 para o PlayStation 4
» Os cinco melhores de 2014 para o Xbox One

A SuperGamePlay é uma revista digital especializada em entretenimento eletrônico. Nossa equipe é fanática por games e trazemos conteúdo diário e em primeira mão, através de notícias, reportagens e opinião, não só dos jogos, mas também de seus talentosos criadores.