Jogos do ano SuperGamePlay: Os cinco melhores para Wii U

30 de dezembro de 2014

Quem deu o que falar este ano foi a Nintendo. A empresa japonesa começou o ano em crise, com a baixa popularidade do Wii U, a falta de grandes lançamentos para seu console e grande prejuízo financeiro. Mas conseguiu dar a volta por cima de forma brilhante, graças principalmente aos inúmeros lançamentos de excelente qualidade, alguns dos quais fazem parte da nossa lista dos melhores do ano logo abaixo. Antes mesmo do lançamento do aguardadíssimo Super Smash Bros. em Novembro, a empresa já tinha revertido a situação financeira com o contínuo sucesso de Mario Kart 8 e de outros jogos que a ajudaram a vender quase 10 milhões de games para o console. Como sempre, é bastante difícil escolher apenas cinco jogos entre tantos bons lançamentos, por isto não deixe de conferir as menções honrosas:

5) Donkey Kong Country: Tropical Freeze (Nintendo)

dk_tropical_goty14_capa1

O sétimo jogo de uma das mais populares franquias do mundo dos games é uma preciosidade. Donkey Kong Country: Tropical Freeze é o primeiro da franquia com gráficos em alta definição e ainda conta com um inovador modo cooperativo envolvendo os principais coadjuvantes do nosso gorila favorito. O game de plataforma da Nintendo é recheado de sequências extremamente divertidas, outras bastante desafiadoras, inúmeros itens muito bem escondidos e principalmente batalhas épicas contra chefes. A diversão e sensação de conquista do modo cooperativo é literalmente duplicada e uma ótima adição ao game. Tropical Freeze não só é um dos melhores games do Wii U este ano, como também é um dos melhores da série e agrega um valor enorme para o console da Nintendo.

4) Shovel Knight (Yacht Club Games)

Shovel-Knight

O game retrô de plataforma da indie Yacht Club Games mereceu estar na nossa lista do 3DS e PS Vita e também merece estar na lista dos melhores jogos para o Wii U e os motivos são vários. Shovel Knight entende perfeitamente o conceito de “retrô”, usando muita inspiração no passado (especificamente de jogos do Nintendinho) e combinando estes com elementos modernos e próprios. Como mencionamos anteriormente, a jogabilidade traz o inusitado uso de uma pá, que o jogador pode utilizar como arma e escavar o cenário. A “arma” é uma forma muito criativa de interagir com o cenário e atacar monstros. Além disso, Shovel Knight ainda conta com upgrades para o personagem, trilha sonora brilhantemente executada e consegue trazer também o adorado nível de desafio do passado para um console moderno.

3) Mario Kart 8 (Nintendo)

mario_kart8_goty14_capa1

O mais recente game da popular franquia de karts da Nintendo é definitivamente o melhor jogo de corridas que a empresa fez na última década (ou mais). Mario Kart 8 mantém a jogabilidade divertida e consagrada da série e introduz elementos novos como áreas com anti-gravidade e novos itens para se usar contra os adversários. Todas as pistas foram meticulosamente desenhadas pela Nintendo e o game ainda conta com gráficos coloridos e belíssimos. E o que falar do excelente multiplayer online e local? Horas de diversão insana para qualquer jogador de qualquer idade. Mario Kart 8 não só colocou o Wii U de volta ao mapa este ano (todos se lembram da “encarada mortal” de Luigi que virou até meme), como também é um dos melhores jogos para o console da Nintendo desde seu lançamento.

2) Super Smash Bros. (Nintendo)

super_smash_goty14_capa1

Um dos jogos mais aguardados do ano também foi um dos melhores de todas as plataformas. Super Smash Bros. é um sucesso absoluto e conseguiu isso de forma bastante simples: atraindo atuais fãs do popular game de lutas e também sendo bem receptivo aos iniciantes. É raro encontrar algo com tanta conteúdo divertido e viciante em um único pacote. São inúmeros modos de jogo, variando desde as clássicas batalhas de quatro lutadores, até insanos combates de oito jogadores. O número e a qualidade dos personagens também são um espetáculo a parte e a Nintendo fez ótimo trabalho balanceando todos estes elementos em um jogo coeso e tecnicamente perfeito. Super Smash Bros. mereceu aparecer na nossa lista dos melhores para o 3DS e com certeza merece espaço no topo desta lista, já que a versão para o Wii U é ainda mais épica. O game da Nintendo tem carisma, charme e potencial para ainda estarmos nos divertindo com o mesmo por vários anos.

1)  Bayonetta 2 (Platinum Games)

bayonetta_goty14_capa1

O game de ação da Platinum Games conseguiu superar seu antecessor (que já era fantástico) em todos os aspectos. Bayonetta 2 conta com um dos melhores e mais satisfatórios sistemas de combate de qualquer outro jogo do gênero dos últimos anos. O game consegue combinar uma protagonista de presença marcante com missões alucinantes que não pisam no freio em nenhum minuto, tudo isto acompanhado por uma fantástica direção de arte, que faz do jogo um dos mais bonitos até hoje para o Wii U. Mesmo com diálogos propositalmente ridículos em alguns momentos, o charme de Bayonetta 2 está no prazer de controlar a personagem enquanto ela derrota inimigos das mais variadas maneiras, inclusive se transformando em uma pantera ou serpente marinha. Na nossa opinião, Bayonetta 2 não só é o melhor jogo do ano para o Wii U como também é um dos games de ação mais divertidos e satisfatórios de todos os tempos.

Menções honrosas:

  • Child of Light (Ubisoft)
  • Captain Toad: Treasure Tracker (Nintendo)
  • Guacamelee! Super Turbo Championship Edition (Drinkbox Studios)

Aproveite e confira também todas as nossas outras listas de melhores do ano:

» Os cinco melhores de 2014 para iOS & Android
» Os cinco melhores de 2014 para PS Vita & Nintendo 3DS
» Os cinco melhores de 2014 para o Nintendo Wii U
» Os cinco melhores de 2014 para o PC
» Os cinco melhores de 2014 para o Xbox One
» Os cinco melhores de 2014 para o Playstation 4

A SuperGamePlay é uma revista digital especializada em entretenimento eletrônico. Nossa equipe é fanática por games e trazemos conteúdo diário e em primeira mão, através de notícias, reportagens e opinião, não só dos jogos, mas também de seus talentosos criadores.