Jogos do ano SuperGamePlay: Os cinco melhores para iOS e Android

29 de dezembro de 2014

O ano de 2014 está bem próximo do fim e apesar de várias decepções e os inúmeros problemas técnicos (leia nossa matéria), o ano felizmente também foi recheado de fantásticos jogos para todas as plataformas. Assim como fizemos no ano passado, iremos listar para vocês o que achamos de melhor para smartphones, tablets, portáteis, PC e consoles. Fique ligado aqui na SuperGamePlay para matérias diárias sobre os melhores do ano. Outro detalhe é que como escolher apenas cinco jogos é complicado, fique atento também as nossas menções honrosas que definitivamente merecem sua atenção também.

Que tal começarmos com as plataformas que mais crescem na indústria? Smartphones e tablets estão nas casas de muito mais pessoas do que qualquer outro console. Com preços acessíveis e qualidade crescente, jogos para iOS e Android tem dominado o mercado e gerado fortunas para produtoras e lojas virtuais. Claro que os games, em sua maioria, ainda são simplistas, mas com aparelhos cada vez mais potentes e desenvolvedores talentosos trazendo seus jogos para ambas as plataformas, preciosidades tem aparecido cada vez mais. Confira os nossos games mobile preferidos de 2014.

5) Hitman Go (IO Interactive) – iOS/Android

Hitman_go_capa1

Quando anunciado no começo do ano, Hitman Go foi recebido com certo ceticismo. O jogo da IO Interactive, criadora da famosa franquia, parecia apenas mais um spin-off para dispositivos móveis, mas felizmente o jogo é muito mais que isso. O game consegue pegar conceitos complexos de estratégia e stealth usados em jogos bem maiores para criar uma experiência extremamente competente nos smartphones e tablets. Hitman Go conta com um inteligente estilo gráfico tipo peças em miniatura (o que faz as animações serem super divertidas), missões interessantes e muitas vezes desafiadoras, além de uma competente execução técnica por parte da desenvolvedora. Hitman Go é recomendado não só para os fãs da série, mas para aqueles que procuram um fantástico jogo para as horas livres com o smartphone.

4) Framed (Loveshack Entertainment) – iOS

framed_capa2

Framed é uma das grandes surpresas de última hora do ano. No game, jogadores devem organizar os quadros de uma revista em quadrinhos para contar uma história. O conceito simples foi maravilhosamente bem executado pela indie Loveshack Entertainment. Além do belo estilo gráfico tipo filme noir e da trilha sonora igualmente cativante, Framed consegue ter personalidade própria, algo raro hoje no mundo dos jogos para dispositivos móveis. A narrativa e a interação com o usuário combina perfeitamente com as telas pequenas e o único pecado do jogo é ter versão somente para o iOS (por enquanto). Se você não quiser acreditar na gente, acredite no mestre Hideo Kojima, que declarou Framed como o melhor jogo do ano.

3) Threes! (Sirvo) – iOS/Android

threes_capa1

Muitas vezes um game simples pode ser tão belo e fascinante quanto outros mais incrementados. O objetivo de Threes! é tão básico quanto seu próprio nome. Jogadores devem combinar pequenos retângulos com números múltiplos de três até formar números cada vez maiores. A mecânica, além de viciante é acompanhada de uma interface muito bem construída, extremamente prazerosa de se usar, repleta de efeitos sonoros cativantes e tudo isso junto a uma trilha sonora fantástica. Threes! foi um dos jogos mais populares do ano na App Store, com todos os méritos, inclusive recebendo inúmeros clones (o game/clone 2048 ficou famoso no Brasil), mas nenhum conseguiu chegar ao seu nível de competência e qualidade. Se você ainda não jogou, Threes! merece estar no seu smartphone ou tablet, mas cuidado, o vício é iminente!

2) Monument Valley (Ustwo) – iOS/Android

monument_valley_capa1

É difícil encontrar algum jogo mobile tão bem executado, intrigante e belo quanto Monument Valley da indie Ustwo. No game, jogadores guiam a princesa Ida em uma série de labirintos repletos de ilusões de óptica. O jogo se inicia de forma bastante simples, mas se torna complexo e fascinante com o passar dos níveis. Os estilo gráfico colorido e minimalista dão ainda mais charme para Monument Valley e (assim como o Threes!) possui uma das trilhas sonoras mais bonitas e bem elaboradas do ano. O único “defeito” do game é ser curto demais, porém a desenvolvedora lançou recentemente uma expansão (Forgotten Shores) com diversos novos níveis que não só elimina o defeito, como também adiciona ainda mais variedade aos belos cenários e intrigantes desafios.

1) Hearthstone: Heroes of Warcraft (Blizzard) – iOS/Android

hearthstone_capa1

Se existe uma desenvolvedora que não comete erros com novos jogos é a Blizzard e Hearthstone: Heroes of Warcraft não é diferente. O game de cartas, grátis para jogar é brilhantemente executado, com um cuidado extenso para detalhes e extremamente receptivo para qualquer idade ou nível de experiência com jogos do gênero. Mas não deixe isto te enganar. Hearthstone conta com centenas de cartas, baseadas nos heróis do universo de Warcraft e dominá-lo é uma tarefa extremamente complexa, mas ao mesmo tempo muito recompensadora. Prepare-se para passar horas, dias, semanas e meses em partidas, ganhando novas cartas, montando novos decks e mudando sua estratégia a todo o momento.

Ousamos dizer que compensa muito gastar alguns dólares na loja virtual do jogo para comprar pacotes de cartas, mas as micro-transações não são necessárias para se progredir no game. Hearthstone também é tecnicamente perfeito e sua natureza online em nenhum momento te deixará na mão. Mesmo estando presente atualmente no iPad, tablets Android, PC e Mac, Hearthstone deve chegar aos smartphones no começo de 2015 e o game merece não só nosso louvor na lista dos melhores jogos mobile, mas também é definitivamente um dos melhores jogos do ano no geral.

Menções honrosas:

  • The Banner Saga (Stoic) – iOS/Android
  • The Sailor’s Dream (Simogo) – iOS
  • Valiant Hearts: The Great War (Ubisoft) – iOS/Android
  • 80 Days (inkle Studios) – iOS/Android

Aproveite e confira também todas as nossas outras listas de melhores do ano:

» Os cinco melhores de 2014 para iOS & Android
» Os cinco melhores de 2014 para PS Vita & Nintendo 3DS
» Os cinco melhores de 2014 para o Nintendo Wii U
» Os cinco melhores de 2014 para o PC
» Os cinco melhores de 2014 para o Xbox One
» Os cinco melhores de 2014 para o Playstation 4

A SuperGamePlay é uma revista digital especializada em entretenimento eletrônico. Nossa equipe é fanática por games e trazemos conteúdo diário e em primeira mão, através de notícias, reportagens e opinião, não só dos jogos, mas também de seus talentosos criadores.