Jogos do ano SuperGamePlay: Os cinco melhores para 3DS e PS Vita

29 de dezembro de 2014

Continuando nossas listas de melhores do ano, da qual já listamos os melhores jogos mobile (confira), chega a hora de falarmos dos melhores jogos de 2014 lançados para portáteis, 3DS e PS Vita. Aqui estão os games que mais nos cativaram e nos fizeram carregar o portátil querido pra todo lugar. Games que conseguem nos fazer esquecer os consoles, e oferecem diversão sem igual. Como sempre, se torna muito difícil escolher apenas cinco jogos entre tantos bons lançamentos, mas a tarefa deve ser feita e aqui está a lista (com direito a menções honrosas, já que não há espaço para todos):

5) Velocity 2X (FuturLab) – PS Vita

Velocity2X

Velocity 2X é um jogo desenvolvido pela FuturLab, e é sequência do game lançado para PSP em 2012. A primeira coisa que podemos falar do jogo é que ele é frenético. Com gameplay baseado principalmente em velocidade, Velocity 2X apresenta o estilo de jogabilidade que te fará repetir uma mesma fase dezenas de vezes, sempre querendo ser mais eficaz ao pegar todos os itens no menor tempo possível, enquanto ainda desvia de obstáculos e destroi inimigos. A mecânica de jogo é muito bem realizada, com controles bem responsivos e muita fluidez nos movimentos. O game conta ainda com uma novidade muito bem vinda, não presente em seu antecessor, as seções fora da nave, com exploração no estilo plataforma.

4) Shovel Knight (Yacht Club Games) – 3DS

Shovel-Knight

Gosta de indies com estilo retrô? Então Shovel Knight foi feito para você. Desenvolvido pelo estúdio independente Yacht Club Games, o game conta com o estilo de jogos do NES, o Nintendinho. Tudo remete aos jogos clássicos do antigo console da Nintendo, desde sua divertida e prazerosa música, até seu visual e gameplay simples mas viciante. A jogabilidade traz o inusitado uso de uma pá, que o jogador pode utilizar como arma e claro, para escavar o cenário. A “arma” é uma forma muito criativa de interagir com o cenário e atacar monstros. O game se inspira em diversos clássicos, com intensas batalhas contra chefes como em Mega Man, e um mapa do mundo como de Super Mario 3. Shovel Knight é ótima lembrança de tempos passados, e uma ótima forma de novos jogadores conhecerem a diversão que conhecíamos antigamente.

3) Bravely Default (Square Enix) – 3DS

bravely-default

Sabemos que Bravely Default pode ser considerado como um game lançado em 2013, mas chegou à este lado do mundo apenas este ano, e é digno de entrar em nossa lista dos melhores para portáteis. O game, desenvolvido pela competente Square Enix, é um JRPG moderno mas que faz um ótimo uso de fórmulas clássicas do gênero. Ele traz diversas classes e uma jogabilidade inovadora, complexa e além de tudo, recompensadora. Aliado a isso está uma excelente trilha sonora, visual lindo dos cenários (o que torna a exploração ainda mais gratificante), e história divertida, conforme comentamos em nossa análise. Todos esses elementos fazem de Bravely Default um dos melhores JRPGs dos últimos anos.

2) Pokémon Alpha Sapphire/Omega Ruby (Game Freak) – 3DS

pokemon-ruby-sapphire-remake

Sendo versões reimaginadas de Pokémon Ruby e Sapphire, os novos Alpha Sapphire e Omega Ruby trazem a ótima experiência dos antigos mas com novas funcionalidades, introduzidas em Pokémon X e Y e incrementadas ainda mais aqui nas novas versões, com inúmeras novas e empolgantes mega-evoluções. Como de costume, Pokémon é sempre um grande lançamento, com milhares de unidades vendidas ao redor do mundo, e isso não é a toa. Nos mais recentes jogos da série, a franquia se vê em uma de suas melhores fórmulas, tendo evoluído a cada novo jogo desde seu início. Em Alpha Sapphire e Omega Ruby, podemos ver um novo e lindo visual da região de Hoenn, que conta com pokémons detalhados e expressivos. O gameplay já clássico retorna em sua melhor forma, o que já é motivo suficiente para qualquer fã passar horas a fio batalhando para chegar até a liga e além.

1) Super Smash Bros. (Nintendo) – 3DS

N3DS_SuperSmashBros

Super Smash Bros. consolida a Nintendo como grande vencedora da categoria de portáteis (dominando quatro das cinco posições de nosso ranking), e é nosso ganhador de melhor jogo do ano nas plataformas 3DS e Vita. Apesar de portáteis não serem as plataformas preferenciais para jogos de luta, devido ao estilo que leva pessoas a apertar os botões desesperadamente, a Nintendo quebra tal barreira e consegue trazer a ótima experiência de sua consagrada franquia para o 3DS. Isso não quer dizer que você não irá apertar botões desesperadamente, mas sim que terá prazer em fazê-lo. Super Smash Bros. para o 3DS conta com belo visual artístico, além de animações muito bem feitas. Os controles são facéis e foram bem adaptados para um portátil. A trilha sonora é outro grande diferencial do game, que dá prazer em ouvir as diversas músicas do universo da Nintendo. Para fãs da Nintendo e seus jogos, a experiência aqui é memorável, não só pelas músicas, mas também pela grande variedade de personagens de vários jogos da empresa (além de convidados como Mega Man). Em resumo, se você tem um 3DS, não irá querer perder Super Smash Bros. para o portátil.

Menções honrosas:

  • Freedom Wars (Sony Computer Entertainment) – PS Vita
  • OlliOlli (Tom Hegarty) – PS Vita
  • Professor Layton vs. Phoenix Wright: Ace Attorney (Level 5) – 3DS

Aproveite e confira também todas as nossas outras listas de melhores do ano:

» Os cinco melhores de 2014 para iOS & Android
» Os cinco melhores de 2014 para PS Vita & Nintendo 3DS
» Os cinco melhores de 2014 para o Nintendo Wii U
» Os cinco melhores de 2014 para o PC
» Os cinco melhores de 2014 para o Xbox One
» Os cinco melhores de 2014 para o Playstation 4

A SuperGamePlay é uma revista digital especializada em entretenimento eletrônico. Nossa equipe é fanática por games e trazemos conteúdo diário e em primeira mão, através de notícias, reportagens e opinião, não só dos jogos, mas também de seus talentosos criadores.