Hideo Kojima entrará para hall da fama dos jogos

5 de janeiro de 2016

A Academy of Interactive Arts and Sciences (AIAS, ou em português “Academia de Artes e Ciências Interativas”), anunciou hoje que Hideo Kojima, criador da franquia Metal Gear, será o novo nome a ingressar no Hall da Fama da organização. O criador será o 21º, se unindo a nomes como Shigeru Miyamoto, Sid Meier, Will Wright, Gabe Newell e outros.

Kojima irá aceitar o prêmio pelas mãos do diretor e roteirista Guillermo del Toro. A entrega será realizada durante a cerimônia da premiação D.I.C.E. Awards, que acontece em Las Vegas no dia 18 de Fevereiro. Kojima e del Toro são amigos, e estiveram envolvidos no projeto do novo Silent Hills, jogo que acabou sendo cancelado pela Konami.

“Os trabalhos que definiram a carreira de Hideo Kojima moldaram muito na forma como a indústria dos jogos aborda a narrativa cinematográfica e o engajamento do jogador. Como um dos designers mais amados e respeitados de nosso tempo, é uma grande honra para a Academia introduzí-lo em nosso Hall da Fama”, disse Martin Rae, presidente da AIAS.

A entrada no Hall da Fama é concedida à criadores de jogos que foram “instrumentos no desenvolvimento de jogos altamente influenciáveis e que evoluem determinados gêneros. Esses indivíduos demonstraram o maior nível de criatividade e inovação, resultando em produtos significantes que influenciam em uma escala que expande o escopo da indústria”. Após sair da Konami, Kojima abriu uma nova Kojima Productions que trabalha em seu primeiro jogo, confira.

Redator da SuperGamePlay, se apaixonou por videogames na primeira vez que jogou Atari. Preza por uma boa história, é fanático por Metal Gear e está sempre em busca de bons jogos indies. Ama consoles, mas também não larga o PC. Tudo o que queria era mais tempo para terminar todos os jogos que gostaria.