Falha no Steam dá acesso a contas de outros usuários (atualizado)

25 de dezembro de 2015

Nova atualização – hoje

A Valve emitiu um comunicado onde explica que o serviço está ativo novamente e rodando sem problemas. O porta-voz da empresa explica que “devido a uma mudança de configuração realizada hoje, alguns problemas de cache surgiram e usuários aleatórios foram capazes de ver páginas geradas para outros usuários por um curto período inferior a uma hora”. O problema foi resolvido, e a empresa ainda comentou que não acredita que ações não autorizadas tenham sido executadas fora a visualização de páginas cacheadas, portanto nenhuma ação adicional é requerida por parte dos usuários.

Atualização – hoje

Os serviços do Steam já voltaram ao normal, aparentemente sem os problemas mencionados na notícia original. Nenhuma declaração oficial foi disponibilizada pela Valve. No entanto, um moderador da comunidade postou uma mensagem afirmando que o Steam não foi hackeado, o que ainda deve ser confirmado pela Valve.

Notícia original – hoje

O dia do natal não tem sido muito legal para gamers ao redor do mundo. As principais redes online, PSN, Xbox Live e principalmente o Steam, vem enfrentando alguns problemas. No Steam a coisa parece mais séria, já que usuários vem reportando problemas como página inicial do serviço em outra linguagem, ou até acesso a conta de outros usuários.

Acessando a página de detalhes da conta, usuários do serviço da Valve reportaram que estão vendo outro nome de usuário exibido no canto superior direito, permitindo ver o e-mail da conta, o dinheiro na carteira do Steam e histórico de compras. Aparentemente, usar as medidas de segurança Steam Guard e Steam Mobile não previnem o problema.

Ainda não há informações sobre a causa, e a Valve ainda não deu nenhuma declaração a respeito. Atualmente a loja do Steam está offline, e o site Steam Database, que registra estatísticas do serviço, sugere que usuários não tentem remover dados de cartão, PayPal ou coisas do tipo, embora não seja confirmado se esta seria a melhor ação a ser tomada. Fique ligado na SuperGamePlay para qualquer novidade e/ou declaração por parte da Valve sobre os problemas.

Redator da SuperGamePlay, se apaixonou por videogames na primeira vez que jogou Atari. Preza por uma boa história, é fanático por Metal Gear e está sempre em busca de bons jogos indies. Ama consoles, mas também não larga o PC. Tudo o que queria era mais tempo para terminar todos os jogos que gostaria.