E3 2013: Playstation 4 versus Xbox One, o que sabemos até agora?

11 de junho de 2013

Após as conferências de ontem na E3 2013, o mundo viu uma nova enxurrada de críticas a Microsoft e muitos e muitos aplausos para a Sony. A japonesa anunciou tudo que os fãs esperavam: não será necessário estar conectado a internet para jogar, jogos usados serão aceitos normalmente e o console não terá nenhum bloqueio por região. Além disto, como que “pisando” ainda mais na reputação da Microsoft, o Playstation 4 será U$ 100,00 mais barato.

Nossa equipe acredita que a Microsoft deve voltar atrás em algumas restrições impostas por ela no Xbox One, porque a disparidade agora é enorme. Abaixo você confere um comparativo técnico de cada console, com tudo que sabemos até o momento.

Característica Playstation 4 Xbox One
Preço U$ 399,99 U$ 499,99
CPU 8 Core x86 AMD "Jaguar" 8 Core Microsoft Custom CPU
Memória RAM 8GB GDDR5 8GB DDR3
Armazenamento Interno 500 GB (removível) 500 GB (não-removível)
Armazenamento Externo A ser anúnciado Sim, USB
Conexão de Rede Ethernet, IEEE 802.11 b/g/n Ethernet, IEEE 802.11 b/g/n
Dados na Nuvem Sim Sim
USB Sim, USB 3.0 Sim, USB 3.0
BlueTooth Bluetooth 2.1 Não
Conexão A/V Saída HDMI (Suporte a 4K) e Saída Óptica Entrada/Saída HDMI (Suporte a 4K) e Saída Óptica
Retrocompatibilidade Nenhuma Nenhuma
Segunda Tela Vita (não incluso), Playstation App SmartGlass (não incluso)
Controle de Movimentos DualShock 4, PS4 Eye, PS4 Move (não incluso) Kinect 2
Streaming de Jogos Sim Sim
Vídeo-Gravação de Jogos Sim Sim
Comandos de Voz A ser anúnciado Sim
Instalação Obrigatória de Jogos Não Não*
Conexão Internet Obrigatória Não Não (A cargo da produtora)*
Bloqueio de Jogos Usados Não Não*
Chat entre Jogos Sim Sim
Portabilidade dos Troféus Troféis serão transferidos Achievements serão transferidos
Bloqueio por Região Não Não*

Atualização – 19/Junho:

Conforme informamos aqui, a Microsoft voltou atrás de uma série de restrições, portanto alguns dados desta tabela (marcados com *) foram alterados para refletir as novas políticas.

Co-fundador e editor da SuperGamePlay. Fanático por games, já quebrou diversos controles jogando Decatlhon no Atari e passou incontáveis horas soprando cartuchos de Super Nintendo. Hoje passa o tempo livre em meio a centenas de jogos, dos mais variados estilos e plataformas.