Dirt Rally é retorno às origens com jogabilidade desafiadora

16 de maio de 2015

Há muito tempo atrás já fui grande fã da série Dirt, porém antes de sequer ser chamada assim. Em tempos longínquos a série adotava o nome de Colin McRae Rally, em homenagem ao falecido astro do rally. Naquele tempo, tudo o que se tinha eram provas de rally, seja por terrenos de terra, lama, asfalto ou neve. No entanto, muito se perdeu quando a série se tornou Dirt, com a modalidade clássica de rally perdendo espaço a cada novo jogo, para novos e exagerados modos de jogo.

Mas agora a Codemasters resolveu ressuscitar o rally da melhor forma possível, com um jogo completamente dedicado à modalidade. Chegando de fininho exclusivamente ao PC através de acesso antecipado pelo Steam, eis que surge Dirt Rally, lançado no dia 27 de Abril. O novo jogo retoma completamente às origens da série Colin McRae Rally e de uma forma mais realista do que nunca. O game contradiz a forma arcade da série Dirt e traz uma verdadeira simulação de rally.

Acredite, não será fácil se manter nas pistas de terra, neve ou sequer asfalto. Através de uma nova engine, a Codemasters recriou no jogo a física do mundo real da forma mais próxima possível. Desafio qualquer um a terminar a primeira etapa de uma prova de rally sem sair uma vez sequer da pista. Tudo o que precisa é um pequeno erro para que aconteça o pior e já comprometa toda a prova. E claro, o carro sofre danos que devem ser consertados para não comprometer ainda mais.

Aliado a esta realista simulação da física, está um trabalho de design de som incrível, no qual é possível ouvir claramente todo o poder e peso dos carros, dependendo inclusive da estrada. No cascalho por exemplo, é normal ouvir o som de pedras atingindo as partes de metal do carro, o que dá ainda mais veracidade à experiência. O visual também é ótimo, atualmente contando com 14 carros muito bem detalhados e com direito à visão interna. Os carros disponíveis estão separados em categorias de acordo com o ano, contando com carros dos anos 60 até os tempos atuais.

Ao todo são 36 pistas disponíveis, através de países como Grécia e Mônaco, todas elas também muito bem trabalhadas. Chega a ser impressionante ver tamanha qualidade em um jogo de acesso antecipado. Tudo parece já bem conciso, desde a física até o visual e o som. Considerando que o game é atualmente vendido a R$ 63,99 e com a promessa da Codemasters de ter sempre mais conteúdo adicionado, além do único modo atual de carreira, pode-se dizer que a experiência de Dirt Rally compensa muito, principalmente àqueles apaixonados por jogos de corrida e simulação. Aos que não estão acostumados com tamanha realidade no gameplay, este pode não ser um jogo pra você.

Redator da SuperGamePlay, se apaixonou por videogames na primeira vez que jogou Atari. Preza por uma boa história, é fanático por Metal Gear e está sempre em busca de bons jogos indies. Ama consoles, mas também não larga o PC. Tudo o que queria era mais tempo para terminar todos os jogos que gostaria.