Cláusula de paridade evita que novos indies cheguem ao Xbox One

12 de setembro de 2014

Titan Souls é um game de aventura e ação, com arte gráfica pixelada belíssima e que muitos tem chamado de “Shadow of the Colossus em 2D”. Porém, o jogo da indie Acid Nerve não deve chegar ao Xbox One e não é por falta de vontade da desenvolvedora. O que acontece é que a Microsoft criou uma regra (totalmente ridícula diga-se de passagem), chamada de “Parity Clause” ou Cláusula de Paridade. Esta regra diz que desenvolvedores independentes precisam lançar seus jogos no Xbox One junto com todas as outras plataformas, ou primeiramente no Xbox One.

Caso você esteja se perguntando porque alguns indies anunciados para o PC e consoles PlayStation não chegam também ao Xbox One, o provável motivo é a tal cláusula. Desenvolvedores independentes tem criticado pesadamente a Microsoft e considerado a regra “brutal e injusta”. Em entrevista ao site GamingBolt, Mark Foster da Acid Nerve, disse que seu game “não deve chegar para consoles Microsoft, já que se lançarmos o jogo primeiro no PS4 e Vita, não podemos lançá-lo no Xbox One no futuro. Então Titan Souls provavelmente não chegará ao console”.

A Microsoft evoluiu bastante sua política nos últimos meses para auxiliar os indies, inclusive com o programa ID@Xbox, mas ainda persiste em manter algumas regras estúpidas que não beneficiam de forma alguma os consumidores e criadores. Titan Souls é só um exemplo e nos chamou atenção pela sua qualidade (como você pode conferir no vídeo abaixo). A Sony já promove seu apoio ao game desde a revelação do mesmo e o jogo chegará em meados de 2015 para PS4, PS Vita e PC.

Co-fundador e editor da SuperGamePlay. Fanático por games, já quebrou diversos controles jogando Decatlhon no Atari e passou incontáveis horas soprando cartuchos de Super Nintendo. Hoje passa o tempo livre em meio a centenas de jogos, dos mais variados estilos e plataformas.