Aquecimento MGS V: The Phantom Pain – A história até aqui (Parte 2)

Bem-vindos a parte 2 da nossa mega-matéria com toda a história de Metal Gear até aqui. Aproveite para conferir a primeira parte antes de começar a ler esta. Finalizamos a anterior com Metal Gear Solid V: Ground Zeroes, que se passa em 1975 e agora pulamos para 1995 com o primeiro Metal Gear, lançado para o MSX há quase trinta anos atrás. O aguardadíssimo Metal Gear Solid V: The Phantom Pain que chega no dia 1º de Setembro, vem justamente para preencher um pedaço desta lacuna entre a fantástica era de Big Boss e a era de Solid Snake. O restante da história você pode conferir logo abaixo.

  • Não é preciso dizer que esta matéria é recheada de spoilers de todos os jogos da série.

Pré-Metal Gear (1990)

  • Big Boss utiliza fundos monetários conseguidos durante sua carreira e forma a “Outer Heaven”, uma nação militar independente, com os ideais de The Boss. Big Boss também assume o controle da unidade militar americana FOXHOUND, mas o governo dos Estados Unidos não sabe que Big Boss também controla Outer Heaven.
  • A Outer Heaven desenvolve seu próprio Metal Gear TX-55, uma arma com a intenção de eliminar Major Zero e os Patriots.

capa_historia_mgs_mg1

Protagonista: Solid Snake

  • Os Estados Unidos descobrem que a Outer Heaven está construindo seu próprio Metal Gear e envia a FOXHOUND para destruí-lo. Big Boss (atuando como comandante da FOXHOUND) envia o agente Frank Jaeger (Grey Fox) para cumprir a missão, mas o mesmo é capturado. Então o jovem agente Solid Snake é enviado para salvar Grey Fox e completar sua missão.
  • Solid Snake consegue completar sua missão, mas antes de destruir o Metal Gear, descobre que Big Boss (seu comandante) também é o líder da Outer Heaven. Solid consegue derrotar Big Boss e coloca a base de Outer Heaven para se auto-destruir.
  • Big Boss sobrevive e consegue salvar todo mundo na base, antes da destruição total. A FOXHOUND, imaginando que Big Boss foi morto, coloca Roy Campbell como comandante.

capa_historia_mgs_mg2_v2

Protagonista: Solid Snake

  • As reservas de petróleo do mundo estão acabando e para evitar a crise, o cientista Dr. Kio Marv cria um óleo sintético, mas é capturado por soldados de Zanzibarland, que tem a intenção de controlar as reservas de óleo mundiais.
  • Roy Campbell envia o agente Solid Snake para salvar Dr. Kio Marv. Durante a missão Snake não consegue resgatar o cientista e descobre que ele está morto, mas consegue a fórmula secreta do óleo sintético.
  • Solid Snake também descobre que Big Boss está vivo e parte para seu encontro. Porém é interrompido por um novo Metal Gear D, controlado por ninguém menos que Grey Fox.
  • Solid Snake consegue derrotar o Metal Gear e matar Grey Fox. Novamente Solid Snake e Big Boss se encontram em uma batalha feroz aonde Snake consegue matá-lo. Antes de morrer, Big Boss revela para Solid Snake que é seu pai.

Eventos Adicionais

  • O corpo de Big Boss é resgatado por Major Zero e colocado em um coma artificial, controlado por nanomáquinas. O objetivo é utilizar os genes de Big Boss para criar soldados com sentidos e reflexos aprimorados e poderosas habilidades de combate.
  • No ano 2000, Roy Campbell deixa a FOXHOUND e logo em seguida é substituído por Liquid Snake.
  • Major Zero perde a fé na humanidade e não confia em ninguém para assumir os Patriots. Para isto ele organiza a criação de uma rede de inteligência artificial chamada The System que tem a intenção de continuar sua visão e controlar todos os aspectos da sociedade. Major Zero coloca os dados genéticos e biométricos de Big Boss como a única chave de acesso principal ao sistema.
  • Os Patriots colocam Solidus Snake como presidente dos Estados Unidos.
  • Em 2003, a cientista Dra. Naomi Hunter, cria um vírus chamado FOXDIE que é programado para matar pessoas específicas baseado no seu código genético. A intenção inicial da Dra. Naomi era criar uma arma para matar Solid Snake, que foi responsável por matar seu irmão, Frank Jaeger (Grey Fox).

capa_historia_mgs_mgs1_v2

Protagonista: Solid Snake

  • A FOXHOUND, agora controlada por Liquid Snake, lidera uma insurreição armada na ilha de Shadow Moses no Alaska. A unidade assume controle de um novo Metal Gear, chamado de REX e ameaça o governo americano com um ataque nuclear, caso não receberem o corpo de Big Boss em 24 horas.
  • Roy Campbell, agora sob ordens diretas do governo americano, envia o agente Solid Snake para a ilha com o objetivo de encontrar dois reféns, o chefe da DARPA e o presidente da ArmsTech, ambas as empresas foram responsáveis pela criação do novo Metal Gear e podem confirmar se o mesmo realmente tem capacidade nuclear.
  • Solid Snake encontra o presidente da ArmsTech mas o mesmo sofre um ataque cardíaco logo em seguida. Após o evento, Snake é confrontado por Ocelot (ainda membro da FOXHOUND). Durante a batalha, Ocelot tem sua mão decepada por um ninja ciborgue que é ninguém menos que Grey Fox (teoricamente morto por Snake em Metal Gear 2).
  • Ao continuar sua missão, Solid Snake salva Meryl (filha de Roy Campbell) e Otacon (cientista da ArmsTech que participou da criação do Metal Gear REX). Otacon confirma que Liquid Snake tem acesso ao Metal Gear com capacidade nuclear.
  • Solid Snake encontra o Metal Gear REX sendo controlado por Liquid Snake. Durante a batalha, Grey Fox é de grande ajuda para Solid Snake, mas é morto no processo.
  • Após a batalha, Solid Snake consegue capturar Liquid que acaba morrendo de ataque cardíaco devido ao vírus FOXDIE.
  • Solid Snake descobre que ele está infectado com o vírus FOXDIE, injetado por Naomi Hunter antes da missão. A intenção do vírus era se espalhar em Shadow Moses e eliminar os membros da FOXHOUND, mas Naomi também o configurou para matar Solid Snake por vingança. Naomi informa que Solid Snake ainda terá alguns anos de vida e não deve morrer imediatamente. No fim, Solid Snake e Meryl conseguem fugir de Shadow Moses.
  • Após os eventos em Shadow Moses, é revelado que todo o incidente foi orquestrado pelo governo americano (e os Patriots), com intenção de conseguir dados do Metal Gear REX. Um livro é publicado revelando o envolvimento do presidente dos Estados Unidos (Solidus Snake) no incidente e o mesmo sai do poder e desaparece junto com Ocelot.
  • Ocelot pega o braço de Liquid Snake para si mesmo, para substituir seu membro decepado. Isto faz com que a consciência de Liquid comece a tentar assumir o controle do corpo de Ocelot.

capa_historia_mgs_mgs2
Protagonista: Solid Snake / Raiden

  • Solid Snake e Otacon, agora criadores de uma unidade secreta chamada Philanthropy (que tem o objetivo de eliminar todos os Metal Gears do mundo), recebem informações que um navio de carga está transportando um novo Metal Gear.
  • Solid Snake se infiltra no navio para destruir o Metal Gear, chamado RAY, mas o mesmo é roubado por Ocelot (dominado pela consciência de Liquid Snake) e o navio é destruído. O governo americano coloca a culpa em Solid que é dado como morto.
  • Dois anos após o incidente, em 2009, o agente Raiden da FOXHOUND é enviado por Roy Campbell a Big Shell (uma estrutura industrial que tenta limpar às águas após a destruição do navio em 2007). A Big Shell foi tomada por um grupo chamado Sons of Liberty que dizem que seu líder é Solid Snake.
  • O objetivo de Raiden é resgatar os prisioneiros, inclusive o presidente dos Estados Unidos que foi feito refém. Durante a missão Raiden encontra um soldado chamado Pliskin que o ajuda com o transporte de reféns.
  • Ambos são atacados pelo líder dos Sons of Liberty que revela que é ninguém menos que Solidus Snake, o clone perfeito de Big Boss e ex-presidente. Ao mesmo tempo, Pliskin revela para Raiden que ele é Solid Snake.
  • Enquanto cumpre sua missão, Raiden descobre que Big Shell nada mais é do que uma fachada para um novo Metal Gear, este carrega um dos sistemas de inteligência artificial dos Patriots. Solidus e seus Sons of Liberty tomaram a Big Shell na tentativa de destruir este Metal Gear e a inteligência artificial.
  • Com ajuda de Emma Emmerich (responsável pela criação da inteligência artificial e irmã de Otacon), um vírus é criado e implantado no sistema dos Patriots.
  • Enquanto o vírus se espalha pelo sistema, Raiden é forçado a enfrentar um exército de Metal Gear RAY’s que defendem o novo e gigantesco Metal Gear. O vírus finalmente entra em ação e consegue destruir o sistema dos Patriots.
  • Após a batalha, Ocelot revela que todo o incidente em Big Shell nada mais era que uma tentativa do sistema dos Patriots, de recriar perfeitamente os eventos de Shadow Moses, com a intenção de treinar Raiden em ser um soldado tão perfeito quanto Solid Snake. Ocelot foge com o último Metal Gear RAY.
  • Raiden então descobre que o Roy Campbell que o enviou para a Big Shell era apenas uma inteligência artificial sob controle dos Patriots e que o propósito da simulação era descobrir como simular e controlar emoções e comportamentos humanos.
  • A inteligência artificial revela que Solidus Snake é pai adotivo de Raiden, tendo matado seus pais de verdade e treinado Raiden para ser um soldado desde criança. Raiden e Solidus se enfrentam em um combate corpo a corpo e Solidus é morto.
  • Ao final da história, Solid Snake e Raiden se encontram e Solid revela que o vírus implantando no sistema deu acesso aos nomes dos 12 fundadores dos Patriots e irá partir em uma missão para eliminá-los. Algum tempo depois, Otacon e Solid Snake descobrem que os fundadores estão mortos há mais de 100 anos, por isto a informação recebida deveria ser falsa.

capa_historia_mgs_mgs4
Protagonista: Solid Snake (Old Snake)

  • Ocelot é agora controlado pela consciência de Liquid Snake, sendo chamado de Liquid Ocelot, enquanto o mundo é controlado por organizações militares privadas, sendo as maiores sob o controle de Liquid.
  • Solid Snake, agora chamado de Old Snake, descobre que tem apenas mais um ano de vida devido a seu envelhecimento acelerado. Ele se encontra com Roy Campbell, que o envia em uma missão se passando por um inspetor das Nações Unidas, mas na verdade tem como objetivo assassinar Liquid Ocelot.
  • Snake falha em sua primeira tentativa de assassinar Liquid, mas descobre que a Dra. Naomi Hunter está sendo mantida como prisioneira de Liquid.
  • Snake segue pistas deixadas por Naomi e a encontra. A cientista faz testes no corpo de Snake e descobre que o vírus FOXDIE em seu corpo está sofrendo mutações. O vírus fará o corpo de Snake se tornar uma arma de destruição em massa em 3 meses.
  • Ela explica que Liquid Ocelot está a procura do corpo de Big Boss, a fim de usá-lo para acessar o sistema dos Patriots, que mantém controle de todos os militares através de nanomáquinas em seus corpos. Tomar controle do sistema daria a Liquid Ocelot controle total a qualquer soldado no mundo.
  • Naomi revela a Snake que Liquid foi para a Europa. Ele a resgata e foge com a ajuda de Raiden, que agora é um ciborgue ninja.
  • Snake encontra-se com a líder dos rebeldes na Europa, chamada de Big Mama, que na verdade é Eva. Ela conta a história da origem dos Patriots, como fez parte dos fundadores e que foi na verdade a barriga de aluguel para os clones de Big Boss. Ela revela que além dela, os outros fundadores foram Major Zero, Big Boss, Sigint, Para-medic e Ocelot.
  • Após um ataque bem sucedido à operação dos rebeldes de Big Mama, Liquid consegue obter o corpo de Big Boss, que estava com ela. Ele então queima o suposto corpo.
  • O plano de Liquid envolve utilizar uma arma do Metal Gear Rex, que ainda está em Shadow Moses, para destruir um satélite dos Patriots que é o núcleo do sistema da organização. Liquid obtém a arma após uma batalha com Snake, onde Liquid controlava Metal Gear Ray e Snake controlava Metal Gear Rex.
  • Snake deve então se infiltrar no navio chamado Outer Haven roubado por Liquid dos Patriots, no qual está o núcleo do sistema dos Patriots. Nele, Snake deve implantar um vírus criado por Naomi. Com a ajuda de Raiden, Meryl e outros, Snake se infiltra no navio e implanta o vírus.
  • O vírus destrói o sistema dos Patriots, que por sua vez destrói as inteligências artificiais controladoras das nanomáquinas no mundo, libertado assim todos do controle do sistema. O vírus é chamado de FOXALIVE e deixa ligados apenas os sistemas que controlam as necessidades básicas para sobrevivência do mundo.
  • Solid Snake e Liquid Ocelot fazem sua batalha final, na qual Snake finalmente mata Liquid.
  • Com o mundo salvo do controle dos Patriots, Snake visita o túmulo de Big Boss, e decide se matar para evitar que seu corpo possa se tornar uma arma de destruição em massa. Antes que possa cometer suicídio, um homem aparece para impedir Snake. Este homem é Big Boss, que explica que o corpo queimado por Liquid era na verdade de Solidus, o clone perfeito de Big Boss, compartilhando portanto o mesmo código genético.
  • Big Boss explica a Snake que o propósito dos Patriots era o de tornar a visão da The Boss realidade, de unificar o mundo. Porém ao longo do caminho, Big Boss e Major Zero se perderam e começaram a buscar objetivos diferentes para alcançar tal desejo. Major Zero deixou inteligências artificiais tomarem controle e portanto levaram o mundo à economia baseada em guerras.
  • Um velho na cadeira de rodas também se encontra no cemitério e Big Boss explica que o homem é Zero e que apenas o matando o mundo poderá ser finalmente livre. Big Boss então desliga um aparelho na cadeira de rodas de Zero e o mata.
  • Big Boss revela a Snake que uma nova forma do vírus FOXDIE foi introduzida em seu corpo, e esta está matando o antigo vírus, portanto ele não irá mais se tornar uma arma biológica. Esse novo vírus foi implantado pelos Patriots em uma tentativa de eliminar Big Boss, Eva e Ocelot, e é o motivo de Big Boss estar morrendo naquele momento, com o vírus infectando os alvos através do ar.
  • Segundo Big Boss, suas tentativas em Outer Heaven, Zanzibarland, de Liquid em Shadow Moses e de Solidus no incidente da Big Shell, eram de apenas tentar livrar o mundo do controle dos Patritos, mas todos estes planos foram anulados por Snake.
  • Ele ainda revela que o braço de Liquid não possuiu Ocelot, ele na verdade usou drogas, nanotecnologia e hipnose para implantar a personalidade de Liquid em si mesmo a fim de enganar a inteligência artificial dos Patriots.
  • Big Boss e Solid Snake se reconciliam, enquanto Big Boss morre nos braços de Solid.
  • Solid Snake continua a viver o tempo que lhe resta, a fim de ver o que será de sua vida e do mundo.

Co-fundador e editor da SuperGamePlay. Fanático por games, já quebrou diversos controles jogando Decatlhon no Atari e passou incontáveis horas soprando cartuchos de Super Nintendo. Hoje passa o tempo livre em meio a centenas de jogos, dos mais variados estilos e plataformas.