Aquecimento MGS V: The Phantom Pain – A história até aqui (Parte 1)

Poucos jogos tem uma história tão complexa e emaranhada como a série Metal Gear. Com o lançamento de Phantom Pain serão nove jogos principais (dez, se contarmos Ground Zeroes separadamente) que contam uma história épica com mais de 50 anos de duração e dezenas de personagens. Para aqueles que querem relembrar a história até aqui e se preparar para o lançamento de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, a SuperGamePlay preparou esta mega-matéria em duas partes.

Nossas fontes principais foram a wiki oficial da série e também nossa própria experiência com os jogos. A história que você confere abaixo, está organizada de forma cronológica e se notarem algum detalhe que deixamos passar em branco, deixe um comentário. Aproveite para conferir também nossas outras matérias de aquecimento para o lançamento de Phantom Pain: tudo que queremos ver no novo jogo e as incríveis músicas da série. Continue ligado aqui na SuperGamePlay para tudo sobre Phantom Pain e a parte 2 da história de Metal Gear que deve ir ao ar até este final de semana já está no ar.

  • Não é preciso dizer que esta matéria é recheada de spoilers de todos os jogos da série.

Pré Metal Gear (1918)

  • Rússia, China e Estados Unidos se unem após o fim da Primeira Guerra Mundial e criam um grupo secreto chamado The Philosophers. Com recursos financeiros ilimitados, a intenção é controlar todo o mundo.

aquecimento_metal_gear_solid_v_mgs3

Protagonista: Naked Snake (Big Boss)

  • O agente Naked Snake da unidade militar FOX (um braço da CIA americana) é enviado a União Soviética para salvar um engenheiro de armas chamado Nikolai Sokolov. Apoiado por Major Zero (líder da FOX), Snake consegue encontrar Sokolov e descobre que o mesmo estava trabalhando em um poderoso tanque com capacidade nuclear, chamado “The Shagohod”.
  • Antes de conseguir resgatar Sokolov, Naked Snake é impedido por The Boss, sua mentora e poderosa agente militar americana. The Boss revela que desertou para a União Soviética e como “presente” deu aos mesmos um protótipo de bomba nuclear.
  • Naked Snake é quase morto e a bomba nuclear é usada por Volgin (um coronel do exército soviético, sedento por poder) em uma instalação militar de pesquisa na União Soviética.
  • Após ser resgatado, Major Zero informa Naked Snake que o governo soviético culpa o americano (e The Boss) pela explosão nuclear. Naked Snake recebe uma nova missão (chamada Operation Snake Eater) que visa eliminar The Boss, provar que a explosão não foi culpa dos Estados Unidos e destruir o tanque “The Shagohod”.
  • Durante a missão, Naked Snake é apoiado por Eva, uma misteriosa espiã. Naked Snake também tem vários encontros quase mortais com Ocelot, um soldado soviético que possui extrema habilidade com pistolas.
  • Naked Snake descobre que Volgin controla a “Philosophers Legacy”, um fundo monetário de mais de 100 bilhões de dólares, do grupo secreto The Philosophers, criado em 1918 após a Primeira Guerra Mundial.
  • Naked Snake conclui a missão, matando Volgin, The Boss, destruíndo “The Shagohod” e conseguindo a “Philosophers Legacy”.
  • Após o sucesso da missão, Eva traí Naked Snake e rouba a “Philosophers Legacy”, revelando que ela é uma agente da China.
  • Ao final da história, Naked Snake descobre que The Boss era na realidade leal aos Estados Unidos e estava trabalhando disfarçada. Sua missão era conseguir a “Philosophers Legacy” e para isto o governo americano lhe forneceu a bomba nuclear, para que ela pudesse ganhar a confiança de Volgin. Porém, com o uso não previsto da bomba em solo soviético, a CIA foi obrigada a alterar a missão de The Boss, forçando ela a levar a culpa por tudo e ser assassinada por Naked Snake.
  • Com a morte de The Boss, Naked Snake passa a se chamar Big Boss, mas permanece nervoso com o governo americano que deixou sua mentora ser rotulada como traidora e o usou para matá-la. Algum tempo depois Big Boss e Major Zero deixam a FOX.
  • Também é revelado que Ocelot era um agente triplo, trabalhando para restaurar um braço dos Philosophers nos Estados Unidos, além de estar trabalhando para a CIA e também para Volgin. Ocelot revela para os Estados Unidos que a “Philosophers Legacy” obtida por Eva era falsa e que metade da verdadeira já estava a caminho dos Estados Unidos. Ocelot acredita que a outra metade ainda está sob o controle soviético.

aquecimento_metal_gear_solid_v_mgspo

Protagonista: Big Boss

  • Big Boss (Naked Snake) é capturado e torturado por sua antiga unidade FOX, que está sendo comandada pelo agente Gene (também conhecido como Viper). A FOX não é mais parte da CIA e agora é apenas um grupo de renegados.
  • Durante sua prisão em uma base na Colombia, Big Boss conhece Roy Campbell, um soldado das forças especiais do exército americano enviado para investigar a base.
  • Big Boss consegue escapar e ao tentar entrar em contato com seus antigos companheiros, descobre que o governo dos Estados Unidos está acusando-o (e Major Zero) de traição, pela fato da FOX ter abandonado a CIA.
  • A única forma de limpar seu nome e de Major Zero é eliminar Gene e sua unidade renegada FOX. Para isto, Big Boss se junta a Roy Campbell e cria a FOXHOUND, uma nova unidade militar para resolver o problema.
  • Outros membros da FOXHOUND incluem Ocelot, Eva e Frank Jaeger (conhecido como Grey Fox, um ex-membro da FOX).
  • Big Boss consegue derrotar Gene e recebe em troca todos os soldados, equipamentos e recursos financeiros da FOX, além de planos para construir uma nova nação militar.
  • Ao final do jogo é revelado que o aprisionamento e tortura de Big Boss foi um plano criado por Major Zero (que manipulou Gene) e Ocelot. O objetivo era fazer com que o diretor da CIA saísse de seu esconderijo para que então a “Philosophers Legacy” sob seu controle, pudesse ser roubada.
  • Ocelot mata o diretor da CIA e obtém a Legacy e os nomes de todos os membros dos Philosophers. Com o dinheiro em mãos e o controle total sobre os recursos da FOX, Big Boss, Ocelot e Major Zero reorganizam os Philosophers e criam os “The Patriots”.
  • A intenção dos Patriots é criar um mundo unificado ideal, baseado nas ideologias de The Boss, para isto Ocelot e Major Zero decidem fazer de Big Boss o símbolo dos Patriots.

Eventos Adicionais (1971-1972)

  • A FOXHOUND se torna oficialmente uma unidade militar.
  • Em 1972, Big Boss é ferido gravemente e entra em coma. Com medo da morte de seu amigo, soldado lendário e símbolo dos Patriots, Major Zero e Dr. Clark (conhecida como Para-Medic de Metal Gear Solid 3 e uma das fundadoras da FOXHOUND) clona Big Boss e utiliza Eva como barriga de aluguel. O projeto é chamado de “Les Enfants Terribles” e tem o objetivo de criar o soldado perfeito, usando os genes de Big Boss.
  • Eva dá a luz a dois gêmeos, Liquid Snake e Solid Snake. Porém, ambos são definidos como clones imperfeitos de Big Boss, por isto um terceiro clone é criado e chamado de Solidus Snake, que é a cópia perfeita de Big Boss.
  • Para prevenir que os clones caiam em mãos inimigas, os mesmos recebem genes que aceleram o envelhecimento, por isto todos tem previsão de morrer aos 40 anos de idade.
  • Ao acordar do coma, Big Boss descobre o que Major Zero fez e fica completamente revoltado. Big Boss também acredita que os Patriots já não tem mais a visão original de The Boss e por isto resolve sair da organização.

aquecimento_metal_gear_solid_v_mgspw

Protagonista: Big Boss

  • Após sair dos Patriots em 1972, Big Boss cria um grupo de mercenários chamado Militaires Sans Frontières. Em 1974 o grupo é chamado pelo professor Ramon Mena e sua estudante Paz Ortega, para salvar a Costa Rica de um exército que controla o país.
  • Big Boss descobre que este exército está construindo uma nova arma nuclear, chamada Metal Gear com codinome Peace Walker. Este Metal Gear possui a capacidade de selecionar alvos sem a necessidade de envolvimento humano.
  • Isto é possível, pois o Peace Walker é controlado por uma inteligência artificial chamada BS-Imago (ou The Boss AI), criada pela cientista Dr. Strangelove. Como o nome indica, esta inteligência é baseada perfeitamente em The Boss.
  • Durante os eventos do jogo, Big Boss se une ao cientista Huey Emmerich (um dos projetistas do Peace Walker) e descobre que um agente da CIA de nome Hot Coldman pretende utilizar a arma nuclear contra o exército de Big Boss.
  • Coldman acaba sendo morto pela KGB (que tenta roubar Metal Gear para os soviéticos), porém antes de morrer ele consegue reprogramar o Peace Walker para enviar dados falsos aos americanos, indicando que a União Soviética estava prestes a atacar.
  • Big Boss tenta convencer os Estados Unidos que o ataque é falso, mas não consegue e o governo americano prepara a retaliação. Para prevenir uma guerra nuclear entre os dois países, a inteligência artificial de The Boss assume total controle do Peace Walker e se sacrifica (destruindo o Metal Gear) para evitar o desastre.
  • Com ajuda de Huey Emmerich e outros membros do projeto Peace Walker, Big Boss cria seu próprio Metal Gear, de nome Zeke. Porém, o mesmo é roubado por uma agente secreta enviado por Major Zero (que agora utiliza o codinome Cipher). Esta agente é ninguém menos que Paz Ortega, que se passava por estudante no começo da história.
  • Major Zero quer utilizar o novo Metal Gear contra os Estados Unidos e culpar Big Boss e seus mercenários pelo ataque. Porém, Big Boss consegue prevenir o ataque, praticamente destruindo o novo Metal Gear.
  • Após os eventos do jogo, Big Boss decide iniciar a criação de sua própria nação militar, livre de corrupção e exploração dos governos mundiais, seguindo os verdadeiros ideais de The Boss. Esta nova nação se chamará “Outer Heaven” e Big Boss planeja utilizar a mesma para eliminar Major Zero e os Patriots.

capa_historia_mgs_gw

Protagonista: Big Boss

  • Após os eventos de Peace Walker, Big Boss e seus Militaires Sans Frontières estão se preparando para uma inspeção das Nações Unidas, que desconfiam que eles possuem uma arma nuclear.
  • Dentre os líderes da MSF estão Kazuhira Miller (um dos fundadores junto a Big Boss) e Dr. Huey Emmerich. Estes acreditam que esta suposta inspeção é mais uma tentativa de Major Zero de sufocá-los.
  • Neste meio tempo, a MSF descobre que Paz Ortega (presumida estar morta após Peace Walker) pode estar presa em Cuba. Acreditando que Paz poderia comprometer seu exército e também lembrando que ela era uma agente secreta e teve contato pessoal com Major Zero (Cipher), Big Boss parte em uma missão para salvá-la.
  • Big Boss consegue resgatá-la, mas enquanto fogem no helicóptero em direção a base de operações da MSF (Mother Base), é descoberto que Paz tem uma bomba implantada em sua barriga. Após um horrendo procedimento para retirar a bomba, Big Boss chega em uma Mother Base em chamas e sendo destruída.
  • Big Boss consegue salvar Kazuhira Miller e descobre que os responsáveis pela destruição são uma misteriosa unidade militar secreta chamada XOF, que era quem estava por trás da suposta inspeção das Nações Unidas.
  • Enquanto fogem das forças da XOF, Paz recupera a consciência e revela a Big Boss que possui uma segunda bomba no corpo prestes a explodir e salta do helicóptero na tentativa de salvar todos.
  • Porém, a explosão faz o helicóptero colidir com outro e explodir, o que coloca Big Boss em coma por nove anos. Os eventos de The Phantom Pain começam em 1984, logo após Big Boss acordar do coma.

Co-fundador e editor da SuperGamePlay. Fanático por games, já quebrou diversos controles jogando Decatlhon no Atari e passou incontáveis horas soprando cartuchos de Super Nintendo. Hoje passa o tempo livre em meio a centenas de jogos, dos mais variados estilos e plataformas.