Após maior Black Friday da história, PS4 alcança 50 milhões de unidades vendidas

7 de dezembro de 2016

A Sony anunciou hoje que o PlayStation 4 já vendeu mais de 50 milhões de unidades mundialmente. Assim como outros números divulgados pela Sony, este valor é relativo a vendas diretas ao consumidor, desde Novembro de 2013, quando o console foi lançado. O valor também inclui todas as três versões do console: a original, a nova versão slim e o PS4 Pro, que foi lançado no mês passado. A versão original não está sendo mais vendida nas lojas, somente a slim.

Ainda de acordo com a Sony, o PlayStation 4 está presente em 122 países e territórios ao redor do globo. O console havia ultrapassado a casa das 40 milhões de unidades em Maio e este novo recorde acontece logo após a “maior Black Friday da história do PlayStation” de acordo com a companhia. Nos Estados Unidos, uma versão do PS4 slim com Uncharted 4: A Thief’s End estava sendo vendida por U$ 250, cinquenta dólares a menos que o valor normal.

Outro número interessante é a “taxa de adesão”, que indica quantos games por console foram vendidos. Em Maio a Sony havia anunciado a venda de 270.9 milhões de jogos do PS4 (no varejo e digitalmente), uma taxa de adesão de 6,77. Hoje foram anunciados 370 milhões de jogos vendidos, o que fez a taxa de adesão subir para 7,39. “Nós estamos verdadeiramente encantados que a comunidade PS4 continua a crescer”, disse Andrew House, CEO da Sony Interactive.

Alcançar a marca de 50 milhões antes das festas de final de ano é importante para a Sony, já que em Maio a companhia estimou que venderia mais 20 milhões de unidades até o fim do seu ano fiscal, que acaba no final de Março de 2017. Já com relação ao Xbox One, já fazem mais de um ano que a Microsoft não divulga números concretos, mas pelo menos nos Estados Unidos o console tem superado levemente o PS4 em vendas nos últimos meses.

Co-fundador e editor da SuperGamePlay. Fanático por games, já quebrou diversos controles jogando Decatlhon no Atari e passou incontáveis horas soprando cartuchos de Super Nintendo. Hoje passa o tempo livre em meio a centenas de jogos, dos mais variados estilos e plataformas.