SuperGuia: Use o controle do Playstation 4 no modo wireless em seu Playstation 3

6 de julho de 2014

A atualização 4.60 do firmware do Playstation 3, disponibilizada no dia 02/07/2014, tornou o console compatível com o controle DualShock 4, do PlayStation 4, via Bluetooth, ou seja, sem a necessidade de utilizar o cabo USB. Após atualizar o console PlayStation 3 será necessário registrar o DualShock 4 como um aparelho Bluetooth utilizando alguns simples procedimentos. Para isto, siga o SuperGuia que a SuperGamePlay preparou para você:

  1. Conecte o controle DualShock 4 no PlayStation 3 pelo cabo USB;
  2. Vá até a opção “Configurações de acessórios” e em seguida em “Gerenciar dispositivos Bluetooth”;
  3. Vá em “Adicionar novo dispositivo” e então selecione a opção “Procurar dispositivos Bluetooth”;
  4. Feito isso, desconecte o DualShock 4 do cabo USB, e apertar os botões “Share” e “PS” por alguns segundos até que o controle pisque com uma luz branca;
  5. Aguarde até que o controle seja detectado pelo Playstation 3;
  6. Realizando corretamente todos os procedimentos listados acima, seu controle neste momento já está pronto para ser utilizado.

Vale lembrar que o DualShock 4 é reconhecido como um controle wireless genérico no Playstation 3, por isto o mesmo estará limitado a funções básicas e outras como o SixAxis e o touchpad estarão indisponíveis. Provavelmente a Sony acrescentará suporte completo ao controle no futuro. Alguns games que utilizam estes recursos serão incompatíveis. Nossa equipe testou os jogos Grand Theft Auto V e Burnout Paradise, mas o controle não foi detectado. Já com os games games Rayman Legends e Tomb Raider o Dualshock 4 funcionou perfeitamente.

Outra informação importante é que após utilizar o Dualshock 4 em seu Playstation 3, você terá que efetuar novamente o procedimento de pareamento/reconhecimento do controle no Playstation 4. Neste Link você confere a lista de games compatíveis, testados e comprovados pela comunidade do forum da NEOGAF.

Co-fundador, redator da SuperGamePlay e aficionado por jogos eletrônicos desde a infância. Tem preferência por jogos do tipo Sandbox (mundo aberto), FPS (tiro em primeira pessoa) e multiplayer. Busca sua realização pessoal, caminhando seus primeiros passos no desenvolvimento de jogos.