SuperGuia: Passo-a-passo de como trocar o HD de seu PlayStation 4

21 de outubro de 2014

Este guia tem como finalidade explicar os passos necessários para se trocar o HD do PlayStation 4, com mais detalhes do que explicado no suporte oficial da Sony, mostrando desde o backup dos arquivos até a troca do HD e eventual cópia dos arquivos de volta para o sistema. Alguns problemas que podem ocorrer durante o processo foram descritos, embora possa não englobar todos os possíveis problemas. Para esses casos, deixe seu comentário para que possamos tentar ajudar, e também para que outros usuários que talvez tiveram o mesmo problema possam também auxiliar e opinar.

1) Backup dos dados salvos de jogos/aplicativos

O primeiro passo é um dos mais importantes, fazer backup dos dados de jogos salvos. Para isso, um pendrive pode ser usado ou o armazenamento online para assinantes da PlayStation Plus, que permite salvar 1 gb de arquivos online. Para ambas as formas, o caminho é: “Configurações > Gerenciamento de dados salvos do aplicativo > Dados salvos no armazenamento do sistema”. Infelizmente só é possível fazer o backup dos arquivos de um jogo/aplicativo por vez.

PS4_dados_sistema

  • Se desejar fazer o backup pelo pendrive, ele precisará estar formatado em sistema de arquivos FAT32, para que o PlayStation 4 consiga reconhecê-lo. Para isso basta formatá-lo no computador.
  • É possível setar para automático o upload para o armazenamento online, no entanto, apesar de meu PlayStation 4 estar configurado dessa forma, percebi que alguns dados salvos de jogos não estavam no armazenamento online, portanto recomendo como garantia que seja feito o backup manual de cada save para o armazenamento.
  • Nesse passo você pode desejar também fazer o backup das capturas de tela e vídeos salvos, que podem ser acessados pelo menu: “Galeria de capturas”. Aqui estão armazenados todas imagens e vídeos já capturados.

2) Sincronizar troféus

Este passo é apenas uma garantia, mas é bem provável que os troféus já estejam todos sincronizados com a PSN. Para ter certeza, acesse o menu “Troféus” no PlayStation 4, para que todos sejam sincronizados automaticamente.

3) Desativar o PlayStation 4 como sistema principal

Novamente, mais um passo apenas para garantia. Desative o seu PlayStation 4 como sistema principal, para depois ativá-lo novamente após a troca do HD. Para isso, basta acessar o menu “Configurações > PSN > Ativar como seu PS4 principal”, e selecionar a opção “Desativar”.

PS4_ativar_principal

4) Prepare o arquivo de instalação do sistema

Baixe o arquivo de instalação da última versão do sistema do PS4, disponível na página de suporte oficial da Sony aqui (clique onde está escrito “Download Now” no final da página. OBS: não é o botão “Download Update” no começo da página). Crie a pasta “PS4” na raiz do seu pendrive, e dentro dela crie a pasta “UPDATE” (conforme imagem abaixo). Com o arquivo já baixado, coloque-o com o nome “PS4UPDATE.PUP” dentro da pasta UPDATE.

ps4_pc_update_clip_diagram_us

5) Troque o HD

Primeiramente, remova o cabo de energia do console. Abra a tampa do seu PlayStation 4 (conforme imagem oficial abaixo), desparafuse o parafuso do PlayStation (com o desenho dos botões do controle), e retire o HD. Com o novo HD em mãos, coloque-o na gaveta e parafuse novamente como estava o original. Recoloque a tampa.

PS4_tampa

6) Instale o sistema a partir do pendrive

Agora, religue novamente o cabo de energia do console, coloque o pendrive e pressione o botão de ligar por pelo menos 7 segundos, até um segundo apito. Dessa forma, o console irá entrar em modo de segurança. Já no modo de segurança e com o pendrive conectado em seu PS4, acesse o menu: “7. Restaurar padrão de fábrica do PS4 (reinstalar software do sistema)”.

PS4_safe_mode

7) Baixe novamente seus jogos

Após a instalação, o PS4 irá iniciar com o sistema instalado. Agora, reative o console como seu PS4 principal, através do mesmo menu do passo 3. Diferentemente do PlayStation 3, o console da nova geração da Sony ainda não permite que você faça backup de todos os arquivos dos jogos e aplicativos, portanto neste passo você deve baixá-los novamente para o novo HD (a Sony incluiu a funcionalidade de fazer backup completo do HD do PS4 através da atualização do sistema de número 2.5, portanto agora já é possível fazer backup de tudo e depois restaurar, sem precisar baixar os jogos novamente). Para isso, vá até o menu “Biblioteca”, o último menu do PS4. Aqui são listados todos seus jogos comprados e também da PlayStation Plus que já foram baixados anteriormente.

PS4_library

  • Nesse passo tive problema para baixar alguns jogos, reportado também por diversas pessoas na internet. Ao acessar um jogo para baixá-lo novamente através da biblioteca, ás vezes acontece de carregar a tela do game e logo depois já redirecionar para o menu principal do PlayStation 4, impedindo de selecionar o botão “Baixar”. Uma forma fácil de resolver o problema é acessar a PlayStation Store pelo navegador em um computador, por aqui. Após logar com sua conta, é possível acessar o menu “Lista de downloads”, que lista todos os jogos da biblioteca, com a opção de mandar baixar diretamente no PS4. Vale ressaltar que os jogos comprados em outras lojas, como por exemplo a Amazon, não aparecem ao acessar este menu no site, sendo assim, a forma de baixar é acessando a página do jogo normalmente pela PS Store no console, e mandando baixar de lá.

8) Copiar de volta os dados salvos de jogos/aplicativos

Com os jogos baixados, agora é hora de copiar os dados salvos no pendrive ou armazenamento online de volta para o PS4. Para voltar os dados salvos será necessário ter o jogo instalado no sistema, caso contrário não será permitido copiar de volta o backup dos dados salvos. Outra observação é que deve-se estar usando a mesma conta utilizada para fazer o backup dos arquivos. Para copiar de volta basta acessar o menu: “Configurações > Gerenciamento de dados salvos do aplicativo > Dados salvos no dispositivo de armazenamento USB”, caso os arquivos estejam no pendrive, ou no menu “Dados salvos no armazenamento online” caso estejam no armazenamento da PlayStation Plus.

PS4_dados_usb

Pronto! Agora você já pode usufruir de ainda mais espaço no seu PlayStation 4.

Redator da SuperGamePlay, se apaixonou por videogames na primeira vez que jogou Atari. Preza por uma boa história, é fanático por Metal Gear e está sempre em busca de bons jogos indies. Ama consoles, mas também não larga o PC. Tudo o que queria era mais tempo para terminar todos os jogos que gostaria.