sgp superguia dualshock 4 no playstation 3

SuperGuia: Configurando o controle do Playstation 4 em seu PC

22 de dezembro de 2013

Um fato é inegável: o novo DualShock 4 do PlayStation 4 é muito superior ao seu antecessor, eliminando inúmeros dos problemas do DualShock 3, com melhores direcionais analógicos, novo touchpad e um design mais robusto e resistente. Desde o lançamento do PlayStation 4 em Novembro do ano passado, a Sony vem prometendo compatibilidade total do controle com o Windows, mas isto infelizmente ainda não aconteceu. Por isto coube a comunidade desenvolver soluções para que o ótimo DualShock 4 possa ser utilizado normalmente como um joystick no PC.

A solução envolve o uso do aplicativo DS4Tool, que faz com que o Windows 7 ou Windows 8 reconheça o controle como um dispositivo Xbox 360, tornando-o compatível com a grande maioria dos jogos. Este tutorial irá apresentar o simples passo a passo, para que você comece a utilizar o seu querido DualShock 4 para jogos no PC. Aproveite e confira também o nosso SuperGuia para configurar o DualShock 3 do PS3 no PC. Vamos lá?

1) O primeiro passo envolve baixar os drivers do controle do Xbox 360 direto do site da Microsoft. Para isto acesse este link, escolha o idioma e versão do seu Windows (para Windows 8 pode-se utilizar o mesmo do Windows 7) e baixe o arquivo.

2) Execute o arquivo baixado para iniciar a instalação, que é bastante simples, bastando clicar em avançar até concluir.

sgp_configurando_ds4_no_pc_(2)

3) O segundo passo é baixar o DS4Tool. Este aplicativo é mantido pelos desenvolvedores do fórum PCSX2.net. No momento da postagem deste guia, a versão mais recente é a 1.5.3. Basta acessar este link para o fórum e clicar em “Download the Installer: HERE” logo abaixo do número da última versão e data de atualização mais recente. Optamos por não colocar o link direto para o arquivo, pois os desenvolvedores estão sempre aprimorando e atualizando a DS4Tool, então é importante acessar o fórum oficial para baixar a versão mais atual.

4) Execute o arquivo baixado e siga o processo de instalação, que irá verificar seu computador automaticamente em busca de todos os requisitos necessários. Caso algo esteja faltando, a própria instalação lhe dá a opção de selecionar o que falta para ser baixado e tudo será instalado automaticamente. Na figura de exemplo abaixo, não foi necessário instalar nada extra, mas no seu caso pode ser que algum componente seja necessário e a instalação irá deixá-lo selecionado nesta tela.

sgp_configurando_ds4_no_pc_(4)

5) Após todos os requisitos terem sido instalados, a instalação do próprio DS4Tool se inicia. Esta é bastante simples, bastando escolher qualquer pasta de destino e clicar em avançar até concluí-la.

sgp_configurando_ds4_no_pc_(3)

6) Feito isto, conecte seu controle DualShock 4 através da porta USB do seu PC. É possível utilizar o mesmo também da forma sem-fio, mas será necessário que seu computador tenha um controlador Bluetooth e nem todos são compatíveis com o DS4Tool. Caso queira fazer o teste por Bluetooth, siga o passo 7) opcional logo abaixo, caso contrário pule para o passo 8).

7) (OPCIONAL) Habilite o Bluetooth no seu PC e mantenha pressionado os botões PlayStation + Share do controle até que a luz do mesmo comece a piscar. O Windows deve detectar automaticamente o novo dispositivo e abrir a tela para adicioná-lo. Caso não aparecer automático, vá em Iniciar – Dispositivos e Impressoras e clique para Adicionar Novo Dispositivo.

8) Com o controle conectado ao Windows (via USB ou Bluetooth), abra aplicativo DS4Tool recém-instalado e o controle será reconhecido e passará a funcionar com a grande maioria dos jogos no PC. O programa deve permanecer aberto (ou minimizado) quando estiver utilizando o controle em jogos.

sgp_configurando_ds4_no_pc_(1)

9) No aplicativo DS4Tool é possível configurar inúmeros recursos, como sensibilidade, mapear botões (apesar que recomendamos que isto seja feito no próprio game), habilitar ou alterar cores da luz do controle, habilitar ou desabilitar o touchpad e muito mais. Explore as opções na seção Profiles do aplicativo, bastando criar um novo perfil (new profile) e configurá-lo da forma que desejar, ou manter o padrão (default).

Lembrando que o controle é automaticamente reconhecido como um joystick de Xbox 360, por isto o mapeamento dos botões fica bem similar ao controle da Microsoft. Muitos jogos permitem alteração, mas praticamente não será necessário, dada a semelhança de ambos os controles. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seus comentários logo abaixo!

Co-fundador, redator da SuperGamePlay e aficionado por jogos eletrônicos desde a infância. Tem preferência por jogos do tipo Sandbox (mundo aberto), FPS (tiro em primeira pessoa) e multiplayer. Busca sua realização pessoal, caminhando seus primeiros passos no desenvolvimento de jogos.