SuperGuia: Configurando o controle de Playstation 3 em seu PC

13 de julho de 2013

Atualização: Aproveite e confira também o nosso SuperGuia para configurar o controle do PlayStation 4 no PC.

Cansado de sofrer com controles genéricos de pouca qualidade feitos para PC? Chegou a hora de usar um dos melhores joysticks da geração atual de consoles em seu PC, através apenas do driver MotionInJoy e dos seguintes passos:

  1. Efetue o download do driver MotionInJoy de acordo com a versão de seu Windows:

» (32bits) Windows XP, Windows vista, Windows 7: Versão 0.6.0005
» (64bits) Windows Vista, Windows 7: Versão 0.6.0005

Obs: Apesar de já existirem novas verões, nenhuma delas funcionou bem em meu computador. Segundo usuários do forum do driver, a versão mais estável é a 0.6.0005 que utilizaremos neste tutorial.

  1. Descompacte o driver, execute-o seguindo os passos abaixo :

(O processo é simples, basicamente Next, Next, Next, Finish)

totorial_PS3_foto1
totorial_PS3_foto2

  1. Agora, conecte o controle do PS3 na USB de seu PC. Neste momento o PC vai registrá-lo em seu Windows, mas seu controle ainda não funcionará como um joystick, o Windows apenas reconheceu o dispositivo.

totorial_PS3_foto3

  1. Depois de terminado este processo, volte para o aplicativo DS3_Tool, clique no menu “Driver Manager”, marque o checkbox do dispositivo disponível (este dispositivo nada mais é do que o seu controle de PS3 reconhecido pelo Windows e deverá se apresentar como o printscreen logo abaixo) e então pressione o botão “Load Driver”.

totorial_PS3_foto4

  1. Feito isto, o DS3_Tool vai instalar o driver que reconhecerá o seu controle de PS3 como um joystick válido para o Windows. Aparecerá uma caixa de confirmação igual a tela abaixo, selecione a opção para instalar o driver.

totorial_PS3_foto5

  1. Após a instalação do driver (pode demorar alguns segundos e o DS3_Tool parar de responder, mas não se preocupe, ele volta ao normal, basta aguardar o tempo necessário).

totorial_PS3_foto6

  1. Feito isto, a tela do DS3_Tool apresentará o seu controle Dualshock 3 como dispositivo conectado, e agora basta selecionar o perfil que você desejar.

totorial_PS3_foto7

  1. Recomendo que utilize o perfil do “Xbox 360 Controller Emulator” (como no printscreen) pois com ele você poderá usar o controle normalmente em jogos que só reconheceriam o controle do Xbox 360. Agora vá no seu painel de dispositivos para testar o seu controle. Se tudo ocorreu com sucesso você verá estes dois novos dispositivos na sua lista de hardware.

totorial_PS3_foto8

Ao termino deste tutorial você poderá utilizar seu controle de PS3 sem problemas em qualquer jogo de PC com suporte à joysticks,  emuladores, dentre outros. Qualquer dúvida, fique a vontade para utilizar a área de comentários logo abaixo.

Co-fundador, redator da SuperGamePlay e aficionado por jogos eletrônicos desde a infância. Tem preferência por jogos do tipo Sandbox (mundo aberto), FPS (tiro em primeira pessoa) e multiplayer. Busca sua realização pessoal, caminhando seus primeiros passos no desenvolvimento de jogos.