SuperDica: Como funcionam todos os modos multiplayer de Bloodborne

7 de abril de 2015

Se você está se divertindo com o fantástico Bloodborne no PlayStation 4, deve ter reparado que nem todas as informações de como o jogo funciona são explicadas claramente. Muitos dos detalhes estão “escondidos” em descrições de itens, diálogos e outros objetos no cenário, por isto talvez tenha ficado uma dúvida de como funcionam os modos multiplayer de Bloodborne. Esta nossa SuperDica está aqui para ajudar e em poucos minutos você já poderá estar pedindo ajuda para um amigo para matar aquele chefe dificílimo, ou invadindo jogos de estranhos para combates PvP.

Primeiramente você irá precisar de 4 itens:

  • Sino de Invocação (Beckoning Bell)
  • Sino Ressonante Pequeno (Small Resonant Bell)
  • Sino Ressonante Sinistro (Sinister Resonant Bell)
  • Cartucho Silenciador (Silencing Blank)

Bloodborne™_20150407191642

Os itens Sino de Invocação e Cartucho Silenciador você receberá bem no início do jogo, no mesmo local aonde você escolhe suas armas iniciais. Já os outros dois itens precisam ser comprados com “Discernimento”. Você irá ganhar pontos de discernimento a medida que encontrar e derrotar chefes, ou achar alguns itens pelos cenários. Por volta do segundo chefe, você já deve ter 10 de discernimento, o que é suficiente para que um novo vendedor apareça no “Sonho do Caçador”, bem ao lado de uma das portas da casa (confira a imagem abaixo). Neste local é possível comprar os outros itens.

Bloodborne™_20150407191804

Modo Cooperativo

Basicamente, o modo cooperativo funciona para áreas aonde você não tenha matado o chefe ainda. Caso você queira a ajuda de algum estranho em determinada área ou chefe, basta tocar o Sino de Invocação e aguardar que os servidores irão colocar alguém na sua partida. O ícone do sino ficará cinza caso não puder ser utilizado em determinada área (muitas vezes basta andar alguns passos para ativá-lo). Vale lembrar que uma vez que um chefe seja eliminado em modo cooperativo, o jogador convidado será removido da sua partida para que vocês possam continuar sua jornada separadamente.

Se ao invés de precisar de ajuda, você quiser ajudar alguém, basta usar o Sino Ressonante Pequeno, que o jogo tentará localizar algum jogador que tenha tocado o outro sino (de Invocação) pedindo ajuda na sua área. Caso você esteja tendo problemas para encontrar alguém, tente tocar o sino perto da área do chefe, aonde muitos jogadores precisam de ajuda.

Modo Cooperativo com Amigo

O modo cooperativo também pode ser feito com um (ou dois) amigos, mas convidá-los para seu jogo não é algo tão simples. Primeiro, vocês devem ter a mesma senha configurada na área de opções de rede do jogo e a região deve ser selecionada como Global (item Corresponder regiões), como na imagem logo abaixo. Uma vez que isto esteja configurado, basta executar o mesmo procedimento acima, um jogador toca o Sino de Invocação enquanto os outros tocam o Sino Ressonante Pequeno. É importante que neste momento todos estejam na mesma área do mapa para que o jogo conecte-os facilmente.

Caso estiver tendo problemas para se conectar com um amigo, tente tocar o Sino Ressonante Pequeno uns 4 ou 5 segundos após o amigo tocar o Sino de Invocação, ou quando a mensagem “Procurando pelo badalar de um sino ressonante” apareça na tela de quem está solicitando ajuda. Outro detalhe importante é que o jogo não irá colocar junto jogadores que estiverem em níveis muito diferentes. A matemática básica é 10 níveis + 10% para cima e para baixo. Ou seja, caso você estiver no level 30, somente jogadores entre o level 17 (30 – 10 – 10%) e o level 43 (30 + 10 + 10%) podem jogar com você.

OBS: Se você ou seu amigo morrer durante a batalha, o procedimento tem que ser todo refeito.

Bloodborne™_20150407191837

Modo PvP e Masmorras do Cálice

Uma vez que você toque o Sino de Invocação para pedir ajuda, você está também se deixando aberto para invasões de outros jogadores. Caso você queira invadir o jogo de alguém com intuito de causar problemas, toque o Sino Ressonante Sinistro e comece a andar pelo mapa, especialmente perto de chefes, que o jogo deverá te conectar com algum outro jogador e vocês poderão se enfrentar. Caso queira interromper qualquer tentativa de invasão ou até mesmo o modo cooperativo passivo, basta utilizar o item Cartucho Silenciador, que finaliza qualquer forma de multiplayer.

Para terminar, as Masmorras do Cálice (Chalice Dugeons) são um outro modo de jogo bem interessante e recompensador de Bloodborne, aonde é possível se juntar a dois outros jogadores para batalhar em dungeons gerados aleatoriamente. Estes passam a ser acessíveis somente após se derrotar o terceiro chefe do jogo, a Fera Sedenta de Sangue (Blood Starved Beast). O chefe irá dropar um cálice que pode ser usado para criar seu primeiro dungeon, nas tumbas do Sonho do Caçador e estes podem ser compartilhados (o jogo gera um código). Basta enviar este código para um amigo que o mesmo pode acessar a masmorra que você criou (imagem abaixo) e executar o procedimento dos sinos do modo cooperativo.

Aperte quadrado, selecione a privacidade e passe o código “Glifo de Cálice” para o amigo.

Co-fundador e editor da SuperGamePlay. Fanático por games, já quebrou diversos controles jogando Decatlhon no Atari e passou incontáveis horas soprando cartuchos de Super Nintendo. Hoje passa o tempo livre em meio a centenas de jogos, dos mais variados estilos e plataformas.