Recorde de vendas do Nintendo Switch não deve ser levado muito a sério

7 de março de 2017

Se depender dos seus números iniciais, o Nintendo Switch pode ser um dos maiores sucesso da Nintendo em toda sua história. De acordo com Reggie Fils-Aime, presidente da Nintendo of America, o Switch superou as vendas (nos dois primeiros dias) de todos os consoles já lançados pela empresa. O segundo colocado nessa lista fica com o Nintendo Wii, que como muitos sabem, vendeu mais de 100 milhões de unidades, se tornando um dos maiores sucesso da história.

Além disso, o executivo disse que The Legend of Zelda: Breath of the Wild é o melhor lançamento da Nintendo em termos de vendas, superando inclusive Super Mario 64 do Nintendo 64. Vale lembrar que esta afirmação é relativa a um jogo avulso e não considera jogos como o Wii Sports do Wii que estava amarrado a todo console vendido.

Os números também foram impressionantes na Europa, com o site MCV afirmando que o console vendeu mais unidades do que qualquer outro hardware da Nintendo no lançamento (primeiros dois dias). The Legend of Zelda: Breath of the Wild também é o melhor título de lançamento da Nintendo por lá, inclusive superando o Wii Sports.

Apesar da notícia ser boa para os fãs, é importante ficar com um pé atrás. O primeiro ponto preocupante é que o console está esgotado em quase todos os varejistas, inclusive em lojas online. Infelizmente não sabemos com que agilidade a Nintendo vai trabalhar para repor estes estoques para continuar com os números fortes, mantendo interesse do público.

Outro ponto importante é que números de lançamento não significam sucesso a longo prazo. Como exemplo, no Japão (via Famitsu) a Nintendo vendeu 330 mil unidades do Switch, contra 371 mil do Wii e 308 mil do Wii U. Todos números bem próximos, mas o Wii alcançou 100 milhões de unidades e o Wii U míseras 13,5 milhões. Por fim, e talvez o ponto mais relevante, é que – com exceção de Zelda – temos muito poucos jogos de peso no console no momento e manter o rítmo de vendas pode ser complicado. De qualquer forma, continue ligado aqui na SuperGamePlay para mais novidades.

Co-fundador e editor da SuperGamePlay. Fanático por games, já quebrou diversos controles jogando Decatlhon no Atari e passou incontáveis horas soprando cartuchos de Super Nintendo. Hoje passa o tempo livre em meio a centenas de jogos, dos mais variados estilos e plataformas.