Os Melhores Jogos de 2016 da SuperGamePlay: #9 – Stardew Valley

22 de dezembro de 2016

Fala galera, sejam muito bem vindos aos Melhores Jogos do Ano da SuperGamePlay – Edição 2016. Se tem uma coisa que adoramos fazer todo ano, é esta singela lista com os dez games que mais nos divertiram, empolgaram e mexeram com nossos sentidos e corações no ano. Aqui você vai poder conferir nosso TOP10 sem distinção de plataforma ou gênero, desta forma podemos dar mais espaço para conversarmos sobre aqueles jogos que realmente merecem. Queremos ouvir de vocês também, por isso deixem comentários logo abaixo com os seus preferidos e em 2017 continue ligado na SuperGamePlay.

#9 – Stardew Valley

Desenvolvedor: Eric Barone
Plataforma: PC, Mac, Linux, PlayStation 4, Xbox One

Pode ser difícil entender como um jogo de simulação de fazenda está em nossa lista dos melhores do ano, mas na verdade basta jogar um pouco de Stardew Valley para entender o motivo. Inspirado pelo clássico Harvest Moon, o jogo engloba todas as complicadas tarefas do dia-a-dia de um fazendeiro, e acredite, mesmo se tratando de um trabalho é bem divertido. O maior desafio do jogo pode na verdade ser parar de jogar, já que horas passarão até que você perceba o tempo que passou completamente obcecado cuidando de seu pequeno rancho, esperando que se torne uma grande fazenda. Mesmo quando você não está jogando, sua mente estará tomada por ideias do que fazer para o próximo ano virtual do game.

Ainda assim, o jogo não é apenas sobre cuidar de uma fazenda, mas também em como você cria relações com outras pessoas através de simples interações a cada novo dia. Não basta apenas passar todas as horas de seus dias plantando sementes, cortando árvores ou investigando dungeons, tão importante quanto isso é a parte sentimental e os relacionamentos construídos e este talvez seja seu principal atrativo. Mesmo sem interagir com personagens, é possível ver como eles são afetados por fatores externos e como cada um é interessante de maneira única.

Muitos ainda vão continuar pensando que o game é apenas um simulador de fazendas, ou que o mesmo pega muitos elementos emprestados de Harvest Moon, Animal Crossing, Terraria e outros. Porém, mesmo que muitas destas influências estejam presentes no jogo, elas se unem de forma tão espetacular que criam uma experiência completamente nova. O fato do game ter sido desenvolvido por apenas uma pessoa também é uma conquista por si só. Stardew Valley é recompensador em sua beleza e simplicidade, oferecendo incontáveis horas e uma das experiências mais divertidas do ano.

< Anterior | Próximo >

A SuperGamePlay é uma revista digital especializada em entretenimento eletrônico. Nossa equipe é fanática por games e trazemos conteúdo diário e em primeira mão, através de notícias, reportagens e opinião, não só dos jogos, mas também de seus talentosos criadores.